SEMEIA

Servidores vão atuar em capacitações para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável

Oficina reuniu técnicos e docentes para trabalhar no planejamento de formação continuada

Foto: Fernando Halal
Em um auditório, o secretário de Gestão Ambiental da FURG, professor Cleber Palma, profere palestra.

Em meio às diversas atividades da I Semana do Meio Ambiente e Sustentabilidade (SeMeiA), uma delas reuniu técnicos e docentes para propor novos passos para a reflexão ambiental na universidade. A Oficina com colaboradores de cursos de formação continuada sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que aconteceu na manhã desta terça, 4, foi a continuidade de um chamado feito nos meses de março e abril.

Notícias Relacionadas

O secretário de Gestão Ambiental da FURG, professor Cleber Palma Silva, explica que há dois meses foi aberto, via sistema, um convite a todos os servidores que desejassem colaborar na oferta de cursos de formação sobre os temas da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, da ONU . Agora, durante a SeMeiA, os inscritos reuniram-se para pensar em atividades de capacitação.

Já houve outras capacitações sobre a temática propostas pela Secretaria Integrada de Gestão Ambiental, mas de caráter mais prático, direcionadas aos agentes de gestão ambiental das unidades. Desta vez, a proposta é aprofundar a reflexão, em consonância com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI 2019-2022), e de modo transversal, envolvendo todos os temas da Agenda 2030.

Os responsáveis pelas atividades de formação serão os servidores que se inscreveram e participaram desta oficina. Camila Estima, coordenadora de Formação Continuada, ressalta que a idéia é que o próprio público interno possa propor formações continuadas sempre que possível.

Na oficina, todos os participantes apresentaram-se, contaram sobre suas experiências e conhecimentos com relação aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Como as vivências são diversas, o grupo optou para, antes de iniciar a oferta de formações para o grande público, fazer uma “autoformação”. Uma comissão foi organizada para planejar esta atividade e uma nova reunião do grupo ocorre no fim do mês, em 28 de junho. A expectativa é que o grupo trabalhe na elaboração das capacitações ao longo do segundo semestre para que, em 2020, as formações possam ser ofertadas ao público.

Agenda 2030

Elaborada pela Organização das Nações Unidas (ONU), a Agenda 2030 é um plano de ação com vistas ao desenvolvimento sustentável. São ações para as pessoas, para o planeta e para a prosperidade, que buscam fortalecer a paz universal com mais liberdade, conforme a ONU.

Todos os países e partes interessadas podem atuar para a implementação do plano, que é composto por 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, divididos em 169 metas. “Eles se constroem sobre o legado dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio e concluirão o que estes não conseguiram alcançar. Eles buscam concretizar os direitos humanos de todos e alcançar a igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres e meninas. Eles são integrados e indivisíveis, e equilibram as três dimensões do desenvolvimento sustentável: a econômica, a social e a ambiental”, explica o site da Agenda.

O PDI 2019 – 2022 da FURG contempla o incentivo à difusão dos objetivos da Agenda 2030, em seu eixo de Gestão Ambiental. São esses objetivos que serão trabalhados na formação continuada a ser ofertada para servidores a partir do trabalho iniciado na oficina.

Palestra no Campus Saúde

À tarde, na área acadêmica do Campus Saúde, o professor Cleber Palma Silva apresentou a palestra "A Política Ambiental e o Sistema de Gestão Ambiental da FURG". O secretário de Gestão Ambiental relembrou a implementação da agenda ambiental da FURG, vinculada ao termo de adesão à Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) e às propostas do PDI 2019-22. Citou, entre os objetivos primordiais do programa dentro do ambiente universitário, a garantia da qualidade ambiental, o consumo eficiente, o gerenciamento de resíduos e efluentes e o desenvolvimento de tecnologias sustentáveis.

Programação do I Semeia

Nesta quarta, 5, o terceiro dia da SeMeiA será de homenagens. Pela manhã, haverá o plantio das primeiras mudas de árvores no Bosque dos 50 Anos, no Lago Polegar. Ao longo do dia, haverá rodas de conversa sobre cooperativas de reciclagem e voluntariado ambiental, e uma oficina de bonecos de tampinhas.

 As atividades permanentes incluem as exposições "Fotografia Ambiental" (Sala 12 do Prédio das Artes), "Ambientes do Campus Carreiros" e "Arte, Ecologia e Saúde" (Centro de Convivência) e "Raio X do Lixo" (HU-FURG), além de outras atrações.

 A I SeMeiA faz parte da comemoração dos 50 anos da FURG para celebrar o compromisso da universidade com o ambiente e a sustentabilidade. O evento busca promover a cultura da sustentabilidade através da integração de toda a comunidade acadêmica, oferecendo atividades práticas e teóricas voltadas à conservação ambiental. A programação acontece até o dia 7 de junho, em vários pontos espalhados pela FURG; confira o link abaixo.

 

Programação I SeMeiA

 

Galeria

A imagem mostra, em primeiro plano, o O secretário de Gestão Ambiental da FURG, professor Cleber Palma

Secretaria Integrada de Gestão Ambiental promove atividades no segundo dia do SeMeiA

Fotos: Fernando Halal