EVENTO INTERNACIONAL

Abertura do Robótica 2019 exalta importância da educação e da ciência para transformar realidades

Crescimento do evento, que alça proporções mundiais, foi destaque na cerimônia na noite de quarta, 23

Foto: Fernando Halal/Secom
A foto é escura, uma foto feita à noite. Em uma palco iluminado, há diversas pessoas sentadas. Um homem fala ao microfone.

O principal espaço para eventos na FURG, o auditório do Cidec-Sul, foi completamente transformado para receber estudantes de todo o país e da América Latina que participam das competições do Robótica 2019. Principal evento brasileiro da área, e com relevância mundial, o Robótica teve abertura na noite desta quarta, 23, na área externa do Cidec.

Notícias Relacionadas
Num palco montado especialmente para o evento, a professora Sílvia Botelho, coordenadora-geral do Robótica, agradeceu aos professores Paulo Drews e Emanuel Estrada, que dividem com ela a coordenação, à reitoria da universidade, aos professores, aos voluntários e a todos envolvidos com a organização e realização do evento. Os agradecimentos se estenderam à prefeitura do Rio Grande e aos donos de estabelecimentos na cidade, que recebem os participantes. “A FURG é longe. Mas longe é um lugar que não existe. A gente achou que o frio e a lonjura fossem fazer com que as pessoas desistissem de vir a Rio Grande. Que bom que vocês não desistiram”, disse, em menção aos mais de 1600 participantes que se deslocaram para o Robótica 2019.

Evento inédito no Rio Grande do Sul

Gratidão foi um sentimento expresso também nos discursos da reitora da FURG, Cleuza Maria Sobral Dias e do vice-reitor, Danilo Giroldo. A reitora mencionou o orgulho e a alegria de receber um evento deste porte, e inédito no Rio Grande do Sul, no aniversário de 50 anos da universidade. “É um trabalho de professor, de técnico, de estudante, olhando a ciência como possibilidade de uma formação mais qualificada, de uma sociedade com melhoria de qualidade de vida”. O vice-reitor observou a sensibilidade da coordenação do Robótica por fazer a interlocução com as mais diferentes áreas da FURG: “Todo mundo se envolveu profundamente com este evento e criou-se um ambiente muito profícuo entre a organização acadêmica e a parte de infraestrutura. Soube-se valorizar o papel de cada servidor para que nós pudéssemos ter a melhor infraestrutura possível para recebê-los”.

O prefeito do Rio Grande Alexandre Lindenmeyer disse que a cidade se sente prestigiada ao receber este evento, “valorizando o trabalho da inovação, da ciência, da tecnologia; valorizando o caminho da educação como alternativa para nós transformarmos esse país num país que seja efetivamente melhor”. O legado do Robótica ficará marcado, para o prefeito, pelo estímulo à comunidade, especialmente às crianças e jovens, para enveredar pelo caminho da robótica e do conhecimento.

Relevância mundial

Flavio Tonidandel, o presidente da Robocup Brasil, lembrou a história do Robótica, que iniciou em 2003 com um pequeno grupo, para chegar em 2019 como um dos principais evento mundiais da área. “Eu arrisco dizer que se não for o maior, é um dos maiores eventos de robótica do mundo. É muita gente desenvolvendo seus robôs. É a maior regional do mundo da Robocup Mundial. A importância do Robocup no Brasil e esse fortalecimento impacta inclusive em países da América Latina, que começaram a criar suas regionais da Robocup e hoje se espelham no Brasil como uma alavanca para também fomentarem a robótica em seus países”. A paixão e envolvimento com a pesquisa foram enfatizados: “A gente deixa de ser meros usuários de tecnologia, para sermos protagonistas da robótica mundial”, disse.

João Fabro, que coordena a Competição Brasileira de Robótica ressaltou que o espírito não é só de competição, mas de cooperação e de sinergia. “Muitas vezes me perguntam, futebol de robôs, para que serve? E eu respondo: quando você faz um robô para fazer uma coisa tão difícil como jogar futebol, a pessoa que fez isso está capacitada para resolver qualquer problema, da indústria, do comércio, pela robótica. Através da competição, o Brasil e a América Latina conseguem desenvolver os seus talentos”.

Enquanto as competições brasileira e latino-americana de robótica reúnem estudantes universitários, outra competição, a Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), é destinada a estudantes de ensino fundamental e médio. Neste ano, foram mais de 200 mil inscritos, conforme afirmou a coordenadora da OBR, professora Tatiana Pazelli. “A OBR é uma competição idealizada por um conjunto de pesquisadores que sonharam, há 13 anos, em difundir a robótica para todo o Brasil, para as crianças. Hoje somos centenas de voluntários coordenando e gerenciando essa olimpíada que acontece em todos os estados, em mais de 80 eventos”, disse.

A Mostra Nacional de Robótica (MNR), que está em sua nona edição, é uma demonstração de que a educação pode transformar a vida de muitas pessoas, conforme destacou sua coordenadora, professora Esther Colombini. “A gente construiu a MNR para mostrar às pessoas que existe a possibilidade de produzir desenvolvimento, ciência e tecnologia sem necessariamente ter uma competição, mas através de uma atividade de mostra científica. Temos nesse ano mais de 250 trabalhos sendo apresentados de praticamente todos os estados do país”.

Além da Competição, da Olimpíada e da Mostra, acontecem durante o evento o 10º Workshop de Robótica na Educação e o Oitavo Simpósio Brasileiro e Latino-Americano de Robótica. O evento tem como patrocinador master a Petrobras. O gerente-geral da refinaria Alberto Pasqualini, Osvaldo Kawakami afirmou que a empresa “acredita fortemente que a busca pelo conhecimento e pela inovação é o que nos torna agentes transformadores do mundo à nossa volta”.

Momento de celebração

A cerimônia de abertura contou com as apresentações do grupo Canton, do Movimento Coral da FURG, e da Orquestra de Flautas da Secretaria da Cultura de Município do Rio Grande.

Entre as autoridades presentes, compuseram a mesa oficial do evento também Alexandre da Silva Simões, representante da Comissão especial da Robótica da Sociedade Brasileira de Robótica, Suzana Sperry, assessora do gabinete da Secretaria Estadual de inovação, Ciência e Tecnologia do Estado do RS, o deputado estadual Fernando Marroni, o representante do Comando do 6º Grupo de Artilharia de Campanha, tenente Fialho e ainda o vereador André Lemes, representando a presidência da Câmara do Rio Grande.

O Robótica acontece até sábado, 26, na FURG e é aberto à visitação da comunidade. As atividades acontecem a partir das 8h às 12h e das 13h30 às 18h. A visitação pode ser feita até as 21h nos espaços de mostras e competições. 

 

Galeria

A foto foi feita à noite, num palco iluminado. Há várias pessoas sentadas em um homem em pé, com o microfone à mão

Abertura do Robótica 2019 foi realizada na noite de quarta, 23

Fotos: Fernando Halal/Secom