EVENTO

Abertura da 15ª Fitec reúne autoridades, alunos, empreendedores e empresários

FURG e Partage se unem para mostrar à comunidade as invenções produzidas dentro da universidade

Foto: Júlia Swarowsky

Na noite de sexta-feira, 14, as dependências do Partage Shopping Rio Grande receberam a abertura da 15ª Feira de Inovação Tecnológica (Fitec). Pela primeira vez o evento saiu de dentro da FURG para estar mais próximo da comunidade. FURG e Partage se uniram para trazer à comunidade local e regional, uma variada programação, que objetiva dar visibilidade para as inovações da FURG e aproximar a comunidade local e da região de temáticas como Inovação Educacional; Tecnologia Social; Automação; Robótica; Inteligência Artificial; Tecnologia de Alimentos; Aquicultura; Nanotecnologia; Ciência3D; Sustentabilidade Energética; Eletrônica Sustentável e Agrobiodiversidades. Ao todo serão 25 projetos de seis Unidades Acadêmicas participando da Feira até domingo, 16 de junho.

Notícias Relacionadas

A reitora da FURG, Cleuza Maria Sobral Dias destacou a importância da Feira e da proximidade com a comunidade. ¨No ano em que a FURG completa 50 anos, um evento como este vem trazer um significado muito importante da universidade, que é essa interação do conhecimento e da tecnologia produzida com a sociedade. E esse trabalho que está sendo mostrado aqui de inovação tecnológica, ele é um ponto fundamental nesta ação¨, mencionou a reitora.

Além disso, a reitora frisou que a Fitec é uma excelente oportunidade para os acadêmicos mostrarem seu potencial empreendedor, de cientista e de pesquisador. ¨A inovação tecnológica só se faz dessa forma, interagindo com a sociedade, e isso está sendo muito bem feito por nossos alunos, eles estão levando o nome da universidade com muita competência. E nesse ano de comemorações, poder levar a ciência, a tecnologia promovendo a inovação para rua até a sociedade em um espaço como esse, é muito importante. Esperamos que dentre todas as ações que realizaremos neste ano, essa seja também de muito sucesso¨, afirmou a reitora.

O vice-reitor Danilo Giroldo ressaltou em sua fala o crescimento da Fitec ao longo dos anos. ¨Chegar a 15ª edição desse evento e pela primeira vez realizando fora da universidade, mostra a capacidade da FURG, através do crescimento e expansão de iniciativas de empreendedorismo de inovação tecnológica, como nosso parque tecnológico, com a consolidação das incubadoras, com a regulamentarização das empresas júnior. E a interação de todas essas pessoas, fez com que o evento crescesse muito. Aqui vai ser possível conhecer nossos projetos e ver o brilho nos olhos dos alunos e professores e também dos empresários que trazem seus sonhos de mudar a sociedade através do conhecimento. Nesse momento em que precisamos fazer a defesa da universidade, a apropriação do conhecimento pela comunidade, através de um evento como este, é muito significativo¨, ponderou Giroldo.

A Diretora de Inovação Tecnológica da FURG e coordenadora do evento, Danúbia Espíndola destacou o envolvimento de toda a equipe da Diretoria de Inovação Tecnológica, dos ambientes de inovação como Oceantec e o Parque Tecnológico, e da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propesp). ¨Somos poucos, mas fazemos muito. Esse movimento vem crescendo a cada dia, e para nós é muito gratificante ver essas iniciativas de inovação e de empreendedorismo se disseminando na cidade. Eu fico muito honrada por todos vocês, e para nós é um sonho que vem se realizando, ver vocês empresários juniores, empresários de empresas nascentes, transformar a cidade e o ambiente em um lugar legal. Uma organização que além de gerar emprego e renda, façam vocês felizes, esse é o nosso sonho¨, finalizou Danúbia.

Estiveram presentes na abertura da 15ª Fitec além dos gestores da FURG, o capitão de fragata, Anderson Carvalho Peçanha representando o 5º Distrito Naval; o secretário adjunto de Desenvolvimento, Inovação, Emprego e Renda, Fabrício Araújo representando o prefeito municipal; o vereador André Lemes representando a presidência da Câmara Municipal; o diretor do CDL, Igor Klinger e o superintendente do Partage Shopping Rio Grande, Celso Couto.

Ao final da cerimônia, os presentes foram convidados a escrever num painel interativo o que é inovar. Ao longo da feira, os participantes podem também deixar suas impressões.

Talks da Inovação

Neste sábado, 15, a programação na sala Talks da Inovação abrange manhã e tarde.  Às 14h acontece a Rodada de Conversa com Inventor, onde Jorge Costa, Michelle Morais e Vilásia Martins apresentam suas invenções. O momento Cientista Empreendedor acontece a partir das 15h, quando Jonas Casarin (iGrow) e Moisés Borges (Augen) falam sobre os projetos e empresas e suas relações com a Innovatio e com o Oceantec.

Às 18h do mesmo dia, será realizado o painel Paralaxe: Inova Audiovisual. Na oportunidade, serão apresentados o teaser e o making of da minissérie “Paralaxe”, escrita e dirigida pelo acadêmico Carlos Cabra e atualmente em produção pela L32 Filmes em parceria com a FURG. Os convidados Fernando Marrera (Anhangá Filmes), Lázaro Carvalho (A Corte Films), José Mattos (J&J Filmes), Pâmela Zechlinski (Andurá Filmes) e a professora Ana Maio, do curso de Artes Visuais da FURG, vão participar do encontro a fim de debater a atual situação do audiovisual na região. Ana falará sobre a trajetória de disciplina de Cinema e Vídeo, que leciona para as turmas de Licenciatura e Bacharelado. A equipe de “Paralaxe” também convida egressos do curso de Artes Visuais que estejam trabalhando com audiovisual para participar desse momento - que também terá a participação do coordenador do curso, Marcelo Gobatto.

No domingo, 16, a programação do espaço começa às 14h com a palestra Tecnologia Social com o professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Renato Dagnino. A partir das 15h, a sala Talks da Inovação dá espaço para o Minha Tese em 180 Segundos, que abordará o potencial inovador das teses de doutorandos da FURG.

 

Expositores

Em ilhas nos corredores do shopping, serão apresentados programas e projetos da universidade, sempre das 11h às 20h. Serão expostos projetos de inovação da FURG, empresas da Innovatio e do Oceantec, além de empresas juniores da universidade. No total, serão 25 projetos de inovação das seis unidades acadêmicas.

A programação está disponível no anexo abaixo.

Programação

 

Galeria

A imagem mostra autoridades dispostas, em pé, em frente a um painel que diz

Abertura da Fitec ocorreu na noite de sexta, 14, no Partage Shopping

Fotos: Júlia Swarowsky