A reitora da FURG, Cleuza Maria Sobral Dias, recebeu a visita do comandante da 8ª Brigada de Infantaria Motorizada, general Ernesto de Lima Gil, na manhã de quarta-feira, 16. A reunião foi proposta pelos representantes do Exército Brasileiro com a intenção de uma possível parceria de cooperação técnica entre as instituições.
FURG se despede de Carlos Renan Varela Juliano
FURG se despede de Luiz Fernando Gonçalves Prado
FURG recebe dois novos servidores nesta quinta-feira, 21
Também participaram do encontro o diretor da Estação de Apoio Antártico (Esantar), Paulo Munhoz, o diretor do Centro de Convívio dos Meninos do Mar (CCMar), Lauro Barcellos, o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Eduardo Secchi, a vice-diretora do Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis (Iceac), Audrei Cadaval, e a diretora de Pós-graduação na Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp), Gionara Tauchen.
A reitora destacou a vocação original da FURG de ser “uma universidade voltada aos ecossistemas costeiros e oceânicos”. Tal característica, segundo ela, abre um leque de possibilidades de estágios e outras formas de interação com cursos de graduação voltados à área ambiental.
“Já temos parceria através do Programa Antártico Brasileiro, onde prestamos um apoio importante. Existem outras áreas em que podemos cooperar com a universidade e vice-versa”, complementou o comandante.
“A aproximação do Exército com o meio acadêmico tem se intensificado nos últimos anos em cidades gaúchas”, completou o general Gil. Em Santa Maria, foi assinado recentemente um Convênio de Concessão de Estágio entre a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), o Comando Militar do Sul e a 3ª Divisão do Exército, com o objetivo de possibilitar a realização de estágios dos acadêmicos da universidade dentro dos quartéis da cidade. O Exército também anunciou um acordo de cooperação técnica com a Universidade Católica de Pelotas (UCPel), com o objetivo de implementar um centro de estudos em segurança pública voltado à Zona Sul. A ideia é solidificar a iniciativa por meio de um curso de pós-graduação em segurança pública.