A reitora da FURG, Cleuza Maria Sobral Dias, recebeu a visita do comandante da 8ª Brigada de Infantaria Motorizada, general Ernesto de Lima Gil, na manhã de quarta-feira, 16. A reunião foi proposta pelos representantes do Exército Brasileiro com a intenção de uma possível parceria de cooperação técnica entre as instituições.
Nota de falecimento
Reitor recebeu novos servidores nesta terça-feira, 13
Nota de solidariedade às famílias das vítimas do acidente envolvendo a queda do voo Voepass 2283
Também participaram do encontro o diretor da Estação de Apoio Antártico (Esantar), Paulo Munhoz, o diretor do Centro de Convívio dos Meninos do Mar (CCMar), Lauro Barcellos, o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Eduardo Secchi, a vice-diretora do Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis (Iceac), Audrei Cadaval, e a diretora de Pós-graduação na Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp), Gionara Tauchen.
A reitora destacou a vocação original da FURG de ser “uma universidade voltada aos ecossistemas costeiros e oceânicos”. Tal característica, segundo ela, abre um leque de possibilidades de estágios e outras formas de interação com cursos de graduação voltados à área ambiental.
“Já temos parceria através do Programa Antártico Brasileiro, onde prestamos um apoio importante. Existem outras áreas em que podemos cooperar com a universidade e vice-versa”, complementou o comandante.
“A aproximação do Exército com o meio acadêmico tem se intensificado nos últimos anos em cidades gaúchas”, completou o general Gil. Em Santa Maria, foi assinado recentemente um Convênio de Concessão de Estágio entre a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), o Comando Militar do Sul e a 3ª Divisão do Exército, com o objetivo de possibilitar a realização de estágios dos acadêmicos da universidade dentro dos quartéis da cidade. O Exército também anunciou um acordo de cooperação técnica com a Universidade Católica de Pelotas (UCPel), com o objetivo de implementar um centro de estudos em segurança pública voltado à Zona Sul. A ideia é solidificar a iniciativa por meio de um curso de pós-graduação em segurança pública.