Com pesar, a FURG comunica o falecimento do professor Oswaldo Barbosa, cuja trajetória se mistura com a história da própria Universidade. Oswaldo esteve entre os primeiros docentes convidados a integrar a Faculdade de Medicina (Famed), na ocasião da sua criação, no final da década de 1960.
FURG recebe cinco novos servidores nesta sexta-feira, 12
Foripes: nota de repúdio à decisão da Assembleia Legislativa de Santa Catarina que extingue cotas raciais nas instituições de ensino superior estaduais e privadas
Nota da reitoria sobre o Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC)
“Aqui constituiu família, construiu sua carreira e dedicou-se intensamente à vida acadêmica, profissional e comunitária. Teve atuação destacada no Hospital Psiquiátrico, além de participação ativa em diversas entidades da cidade, como o Rio Grande Yatch Club, o Rotary, a Sociedade dos Amigos da Marinha e, de modo muito especial, o próprio Nume, do qual foi presidente e grande entusiasta da preservação da história da Universidade”, destacou Péricles.
Sobre o professor
Oswaldo é médico psiquiatra e foi professor titular de Psiquiatria na FURG por mais de 35 anos. Sua história em Rio Grande inicia em 1965, quando chegou ao município convidado pelo então presidente da Santa Casa para assumir a direção do Hospital Psiquiátrico, que iniciava um processo de reestruturação. Na mesma época, iniciava-se o movimento de criação da Faculdade de Medicina do Rio Grande, capitaneado por Francisco Martins Bastos, Miguel Riet, Lavieira Laurino e Newton Azevedo.
Nestes momentos iniciais da Famed, Oswaldo foi convidado a integrar o time de professores do então Departamento de Medicina Interna. Após o processo de federalização da FURG, seu registro de entrada na instituição se deu, formalmente, no ano de 1969.
Paralelo à FURG, Oswaldo dirigiu o Hospital Psiquiátrico do município de 1965 a 1990.
De acordo com o diretor da Faculdade de Medicina, Claudio Moss, Oswaldo não foi apenas um professor da instituição, mas alguém que acreditou no sonho da educação médica em Rio Grande e contribuiu ativamente para transformar esse sonho numa realidade que rende frutos até os dias de hoje. “Estamos nos despedindo de alguém cuja presença ajudou a dar forma ao que vivemos hoje. O professor Oswaldo chegou a Rio Grande trazendo conhecimento, experiência e, sobretudo, disposição para construir. Aqui formou família, criou vínculos profundos e dedicou sua vida à FURG, com generosidade, compromisso e genuíno senso de responsabilidade coletiva”, comentou o professor.
Em 2011, Oswaldo recebeu a distinção de Mérito Universitário da FURG e, em 2019, recebeu o título honorífico de Professor Emérito da instituição. “Oswaldo foi exemplo de dedicação, compromisso e serviço ao próximo. Sua vida profissional e social foi inteiramente voltada ao benefício da cidade e da comunidade do Rio Grande, deixando um legado de conhecimento e amor pela Universidade”, completou Péricles.
A FURG expressa sua solidariedade aos familiares, amigos e colegas de trabalho neste momento de dor e declara luto oficial.