VOLTA ÀS AULAS

Campus Santa Vitória do Palmar recepciona estudantes com diversificada programação da Acolhida Cidadã

As atividades de integração acontecem até 01 de outubro

Iniciam hoje, 21, as aulas do segundo semestre letivo da FURG – Campus Santa Vitória do Palmar. Calouros e veteranos dos cursos de Comércio Exterior, Hotelaria, Relações Internacionais, Tecnologia em Eventos e Turismo serão recepcionados por uma variada programação de atividades que contemplam a Acolhida Cidadã – programa institucional que, desde 2010, procura integrar novos estudantes à vida universitária por meio de ações pautadas no respeito e na afetividade.

Notícias Relacionadas
Nesta edição de meio do ano, o tema escolhido pela unidade de Santa Vitória foi: Acolhida de volta às aulas: incentivando práticas solidárias aos estudantes do time FURG. As atividades, que irão ocorrer ao longo dos próximos dias, foram planejadas, conjuntamente, pelos centros acadêmicos, coordenações de curso, direção e Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) do campus.

Para a vice-diretora Darciele Menezes, a vinda de novos alunos ao campus, em particular os ingressantes pelo edital específico simplificado, é um momento de entusiasmo e expectativa, sobretudo, diante da desafiadora realidade que se apresenta no atual contexto de cortes orçamentários. “Iremos disponibilizar a melhor infraestrutura possível e estamos com o coração repleto de alegria ao saber que, junto com um(a) ingressante, há uma família e amigos que também sonharam com esse momento e acreditam no poder da educação.”

Ainda de acordo com a vice-diretora, a partir do potencial existente nos sujeitos que fazem a universidade, é possível encontrar formas de driblar os contratempos e seguir acreditando na transformação que a educação pode proporcionar. A semana de Acolhida, explica a professora, é uma das ações que caminham nesse sentido. “Estamos apresentando inúmeras atividades que propiciam a intensificação do sentimento de pertencimento à universidade, um espaço que é para todos, refletindo sobre desafios e oportunidades e criando momentos de partilha e a criação de novos laços sociais”.

A seguir, confira alguns destaques da agenda da Acolhida Cidadã para o segundo semestre de 2022 no campus Santa Vitória do Palmar. A programação completa (e específica) de cada graduação pode ser conferida nas páginas do Instagram dos cursos de Comércio Exterior, Hotelaria, Relações Internacionais, Tecnologia em Eventos e Turismo da FURG.

 Dia 22/09

18h – Participação na abertura da 1ª Marcha Binacional de la Diversidad (Clube Comercial Caixeiral)

19h – Palestra Mercosul e a livre circulação de mercadorias: análise dos impactos econômicos de um cenário de livre comercialização intrablocos, ministrada remotamente pelo professor do Iceac, Rodrigo Rocha (link de acesso)

Dia 26/09

18h30 – Pocket show com a artista Betina Moura (cantina do campus)

19h30 – Palestra sobre assédio moral, com a psicóloga da Prae, Jaciana Araújo (auditório do Latur)

Dia 27/09

17h – Percurso Africano, com exposição artística e debate sobre africanidade, mediada pela Cooperarte (Hall do prédio didático)

19h30 – Mesa-redonda Turismólogas em ação: trajetórias e pesquisas científicas (auditório do Latur)

Dia 28/09

20h – Mesa-redonda Ciências Humanas no mundo do trabalho: aspectos filosóficos e experiências profissionais (auditório do Latur)

Dia 29/09

20h – 1ª Edição do Quintas Invenções, atividade artístico-cultural sobre o centenário da Semana de Arte Moderna (centro acadêmico)

Dia 30/09

19h30 – Exibição do filme Antes do Amanhecer (auditório do Latur)

Dia 01/10

13h30 – FURG Esportiva (sede do campus)

 

Este material foi produzido de acordo com as normas disciplinadas pela Instrução Normativa nº 1, de 11 de abril de 2018, bem como se ancora e respeita os demais materiais publicados até o momento no que tange o regramento para a comunicação pública dos órgãos federais durante o período de defeso eleitoral, compreendido de 2 de julho a 2 de outubro, podendo ser prorrogado até o dia 30 do mesmo mês em caso de segundo turno.