Seminário

Seminário Integrador fortalece identidade da Educação do Campo e aproxima FURG-SLS da comunidade

Programação envolveu apresentações de trabalhos, rodas de conversa e momentos de reflexão coletiva no campus

Com três dias de atividades e trocas de saberes, chegou ao fim, na última quarta-feira, 23, mais uma edição do Seminário Integrador, promovido por estudantes da Licenciatura em Educação do Campo (LEdoC) no Campus FURG São Lourenço do Sul (FURG-SLS).

Notícias Relacionadas
A programação é realizada ao final de cada semestre, envolvendo apresentações de trabalhos, rodas de conversa e reflexões coletivas que buscam reunir estudantes, professores e integrantes da comunidade.

Joseane Araujo, estudante e integrante da organização do evento, destacou a importância da iniciativa para o fortalecimento do curso e ressaltou que, apesar do sucesso, a próxima edição, prevista para o final do semestre 2025/2, precisará de maior engajamento tanto por parte dos discentes quanto dos docentes.

“Mas foi um seminário maravilhoso com três dias de muito aprendizado” avaliou. 

Segundo Joseane, o evento se diferencia por promover o intercâmbio de saberes entre Universidade e comunidade, articulando estudantes da LEdoC com outros cursos. 

“É um momento de integração entre comunidade acadêmica e que se estende para a comunidade em geral”, enfatizou.

Na perspectiva dos docentes, o seminário se caracteriza como um espaço formativo que amplia os diálogos interdisciplinares, fortalece parcerias e valoriza os saberes construídos nos territórios do campo em articulação com os conhecimentos acadêmicos. 

Ao aproximar diferentes áreas e experiências, o evento contribui para práticas docentes mais críticas, coletivas e contextualizadas.

“Esse tipo de atividade possibilita que nossos estudantes compreendam melhor os desafios e as potencialidades da educação em seus territórios, ao mesmo tempo em que se reconhecem como sujeitos ativos na construção de uma escola vinculada às realidades do campo e comprometida com a transformação social”, afirmou o professor Ivan Sestari.

Para a LEdoC, o seminário favorece o fortalecimento da identidade do curso e a ampliação dos horizontes formativos dos licenciandos, promovendo a troca de experiências, a valorização da diversidade e a construção de saberes em diálogo com as lutas históricas dos povos do campo.