A comissão organizadora do 7º Encontro Nacional de Hortaliças Não Convencionais (HortPANC) torna pública a programação oficial do evento, que acontece de 23 a 25 de abril, em São Lourenço do Sul.
NEA PancPop celebrou o Dia Nacional da Agroecologia com degustação de Panc na Feira Municipal
Coletivo de Entomologia da FURG aproxima as infâncias da Agroecologia na 100ª Expofeira de Pelotas
NEA PancPop aproxima Campus Rio Grande e FURG-SLS para ampliar pesquisas sobre panc
O objetivo do evento é ampliar o diálogo sobre a produção das PANC, espécies que têm ganhado cada vez mais espaço no contexto nacional, se mostrando uma alternativa na busca por diversidade alimentar e trazendo impactos positivos à renda de agricultores e agricultoras.
Os dois primeiros dias (23 e 24 de abril) serão realizados na zona urbana de São Lourenço do Sul. Já o encerramento do HortPANC acontecerá no dia 25 de abril, em um dia de campo no interior do município, na localidade de Espinilho, onde está sendo desenvolvida uma área experimental.
A edição de 2024 está sendo construída pelos projetos PANCPOP e PANCultura da FURG São Lourenço do Sul, em conjunto com a universidade e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) - Unidade Hortaliças.
Também recebe o apoio da Embrapa Clima Temperado, de Pelotas/RS; da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); da Incubadora de Empreendimentos de Economia Solidária (Ineesol) da FURG; do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), da Cooperativa Mista dos Fumicultores do Brasil (Cooperfumos), do VP Centro de Nutrição Funcional e da Isla Sementes.
A organização do 7º HortPANC disponibilizará ônibus do aeroporto Salgado Filho, de Porto Alegre/RS, até São Lourenço do Sul. O transporte é exclusivo e gratuito para participantes que descem no aeroporto.
Dúvidas podem ser esclarecidas no Whatsapp (53) 9188-5184.
PROGRAMAÇÃO COMPLETA
Dia 1 - 23/04
Manhã
1º As Plantas Alimentícias Não Convencionais no Brasil: avanços e aplicações no contexto agroecológico urbano e rural
2º Sistemas de produção de hortaliças tradicionais no Brasil
Tarde
1º As potencialidades nutricionais e nutracêuticas das hortaliças PANC.
2º As PANC na agricultura familiar, camponesa e quilombola: agricultores e agricultoras na mesa.
Dia 2 - 24/04
Manhã
1º As PANC na gastronomia e culinária: da tradicionalidade à ressignificação das espécies em preparos não convencionais
2º Novas fronteiras da sociobiodiversidade não convencional: FANC, HaloFANC e Plantas Medicinais.
Tarde
1º Apresentação de trabalhos (pôster)
2º Roda de conversa: Estratégias para a popularização das PANC nos diferentes territórios: interfaces com agroecologia, agricultura urbana e economia solidária".
Dia 3 - 25/04
Manhã
Dia de Campo - Sítio Espinilho, interior do município de São Lourenço do Sul
Tarde
Dia de Campo (a confirmar) - a comissão organizadora está avaliando a possibilidade de mais um turno pela tarde, a depender do número de inscritos.
*Será oferecido transporte para ida e volta do dia de campo
** O transporte é exclusivo para os inscritos no dia de campo e que confirmarem presença no primeiro dia do evento.