Nos dias 13 de maio e 2 de junho, a docente Andrea Carvalho, do Campus FURG São Lourenço do Sul (FURG-SLS), participou de dois eventos promovidos pela Universidade de São Paulo (USP), voltados à discussão da sustentabilidade dos oceanos e da Economia Azul.
Projeto Diálogos Sustentáveis promove palestra
PET Árvore da FURG-SLS e Seplama fortalecem políticas públicas para arborização urbana em São Lourenço do Sul
Projeto CineClube encerra programação com exibição de “Emilia Pérez” nesta sexta-feira, 1º
Promovido pelo World Observatory da Produtora Brasileira, em parceria com a PRME – braço da ONU para universidades de negócios – e a Cátedra UNESCO para a Sustentabilidade do Oceano, o evento fez parte do projeto "Encontros com o Futuro", que busca fortalecer a conexão emtre setor privado e academia.
Durante o encontro, Andrea atuou como palestrante e se destacou entre os convidados que debateram temas como inovação tecnológica, conservação marinha, energias renováveis, pesca sustentável e o papel das comunidades costeiras.
Já no dia 2 de junho, Carvalho participou do Seminário do Núcleo de Economia Regional e Urbana da Faculdade de Administração e Economia da USP, onde foi apresentada a primeira quantificação da economia do mar do Peru, tanto em nível regional quanto nacional.
O trabalho será apresentado também no encontro do European Regional Science Association (ERSA), que acontecerá em agosto na Grécia, e na IGU Joint Conference, em outubro, no Peru.
Segundo Andrea, a participação nesses eventos reforça o papel da academia no fomento à discussão de políticas econômicas sustentáveis para os recursos marinhos, especialmente em contextos como o do Brasil.
“Foi possível pesquisar e apresentar a mensuração da economia azul no Peru, aspectos do planejamento espacial marinho no Brasil e no Peru, além dos desafios e oportunidades da Economia Azul. Tais experiências reafirmam que o conhecimento acadêmico, aliado ao diálogo multissetorial, é fundamental para construir uma Economia Azul transformadora", destacou.