Na última terça-feira, 29, o professor dos cursos de Educação do Campo e de Agroecologia do Campus FURG São Lourenço do Sul (FURG-SLS) ministrou, no assentamento Dandara, localizado no município de Promissão (SP), uma oficina sobre “Piscicultura na perspectiva agroecológica”, como parte do Programa de Formação em Assistência Técnica e Extensão Rural para Assentamentos de Reforma Agrária e Contribuições para a Agenda 2030 (Profor-EXT), uma parceria entre o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e 16 instituições de ensino de todo o Brasil.
PET Árvore da FURG-SLS e Seplama fortalecem políticas públicas para arborização urbana em São Lourenço do Sul
Projeto CineClube encerra programação com exibição de “Emilia Pérez” nesta sexta-feira, 1º
Professor da FURG-SLS identifica e explica caso raro de reversão sexual em galinha no interior do município
Dias relata que, na propriedade da Dona Rosi, do Seu Donizete e dos filhos Davi e Rafael, abordou aspectos relacionados ao bem-estar animal na piscicultura, como a qualidade e a manutenção da água do viveiro dos peixes, os aspectos construtivos da estrutura, a alimentação dos peixes, a densidade ideal de animais para aquele contexto e a integração da criação com as outras atividades desenvolvidas na propriedade.
Durante a oficina, foram realizadas atividades práticas com a apresentação de tecnologias de baixo custo, como um dispositivo para a coleta de água da parte mais profunda do viveiro e métodos para identificar a textura do solo do local de construção, utilizando um frasco com água ou cilindros de barro nas mãos.
Também foram demonstradas técnicas acessíveis para análise da qualidade da água, como a medição do pH com extrato de repolho roxo, a verificação dos níveis de amônia e nitrito com kits de aquarismo e a mensuração da turbidez com um Disco de Secchi caseiro. Por fim, os participantes aprenderam técnicas japonesas de abate ético dos peixes, conhecidas como "ikejime" e "shinkeijime".
No dia seguinte, o professor participou de uma nova atividade, desta vez no assentamento Reunidas, o segundo maior do país, também localizado em Promissão (SP). A oficina, realizada na propriedade da Dona Lidiane, do Seu Sidnei e do filho Murilo, teve como tema a “Avicultura na perspectiva agroecológica” e foi ministrada pelo engenheiro agrônomo Rafael Virgínio dos Santos, graduado pelo PRONERA/UFSCar. Dias contribuiu com orientações relacionadas à genética das galinhas, à alimentação e à construção do galinheiro e seus equipamentos.
Para o docente, a experiência reforça a importância da troca de saberes entre as instituições que trabalham com Agroecologia, além de evidenciar o papel fundamental da extensão rural na valorização da pecuária familiar.
“Estar junto de pessoas que praticam no seu dia a dia a Agroecologia é motivante e revigorante, pois renova a esperança por um mundo mais justo e com mais respeito à natureza na produção de alimentos. As pessoas envolvidas estavam muito interessadas em trocar experiências e abertas para mudarem os processos de criação animal”, relatou.
A ação contou com o apoio da médica veterinária Juliana Vieira da Paz, mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Nutrição e Produção Animal da FMVZ-USP e atualmente estudante de MBA em Gestão de Projetos pela ESALQ-USP, que colaborou com a organização das oficinas no âmbito do Profor-EXT, atuando também na coorientação das atividades.
As oficinas contaram com o apoio da World Animal Protection Brazil e foram organizadas pela Cooperativa de Produtores Campesinos (Coprocam) e pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST).