A egressa do curso de Letras – Português e Literaturas de Língua Portuguesa do Campus FURG São Lourenço do Sul (FURG-SLS), Maria Juliana Forster, foi aprovada no Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
PET Árvore da FURG-SLS e Seplama fortalecem políticas públicas para arborização urbana em São Lourenço do Sul
Projeto CineClube encerra programação com exibição de “Emilia Pérez” nesta sexta-feira, 1º
Professor da FURG-SLS identifica e explica caso raro de reversão sexual em galinha no interior do município
Durante a graduação, Maria relata que o desejo de seguir na pós-graduação já era antigo, mas o processo até a aprovação foi marcado por desafios e dedicação.
“Mantive uma trajetória sólida durante toda a graduação. Foi uma etapa muito rápida para quem está participando da seletiva e que exigiu bastante de mim como recém-formanda, reorganizando a vida para esse momento”, compartilhou.
A escolha da linha de pesquisa no mestrado também teve raízes na graduação, período em que Maria Juliana demonstrou interesse pela área da linguística, especialmente pelas questões sociais relacionadas à linguagem.
“Sendo assim, a sociolinguística me proporciona um olhar aprofundado para essas questões.”, afirma.
Ao relembrar a formação recebida na FURG-SLS, Maria destaca que ela foi marcada pela qualidade e pelo afeto. Mesmo diante dos desafios enfrentados ao longo da trajetória acadêmica, ela conta que o apoio dos professores e a força de seus ensinamentos foram fundamentais para manter viva a motivação de seguir estudando e pesquisando, sempre com o compromisso de contribuir para uma educação de qualidade.
“Logo, também entendo o peso positivo que existe em ser a primeira aluna do curso de Letras de São Lourenço do Sul a ingressar em um programa de mestrado, para que os demais formandos possam, de alguma forma, se inspirar e também seguir carreira acadêmica. Destaco, ainda, a honra de fazer parte de uma Universidade como a UFRGS, em um programa de mestrado que é conceito sete”, pontuou.
Por fim, Maria Juliana deixa um incentivo aos estudantes que desejam seguir na área acadêmica e ocupar novos espaços, reforçando a importância de se arriscar e aproveitar as oportunidades.
“Não tenham medo de ousar. Se esforcem e participem de tudo que puderem. A sensação de se reconhecer em espaços importantes como esses é surreal. Sejam curiosos e busquem o mundo lá fora”, concluiu.