Meio Ambiente

PET Árvore da FURG-SLS e Seplama fortalecem políticas públicas para arborização urbana em São Lourenço do Sul

Projeto vinculado ao curso de Gestão Ambiental entregou minuta do Plano Diretor de Arborização Urbana

Nesta sexta-feira, 1º, a Secretaria Municipal de Planejamento e Meio Ambiente (Seplama) de São Lourenço do Sul recebeu a proposta de minuta do Plano Diretor de Arborização Urbana (PDAU) do município, elaborada pelo Programa de Educação Tutorial (PET), vinculado ao curso de Tecnologia em Gestão Ambiental do Campus FURG São Lourenço do Sul (FURG-SLS).

Notícias Relacionadas
A reunião contou com a presença da arquiteta Cristiane Gehrke Rocha, dirigente da Seplama, e da bióloga Maria Cecília Madruga Monteiro, que receberam o documento, além do banco de dados em Sistema de Informações Geográficas (SIG).

O banco reúne informações sobre árvores imunes ao corte, protegidas e ameaçadas de extinção na zona urbana, incluindo detalhes como identificação das espécies, localização geográfica, estado fitossanitário, altura, composição de epífitas, uso pela fauna e possíveis conflitos com a infraestrutura urbana.

O trabalho é resultado do compromisso assumido pelo PET Árvore e do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do acadêmico Pedro Emiliano Ferrero Cortes, orientado pelo professor Eduardo Dias Forneck, que evidencia o resultado do compromisso assumido em evento acadêmico pelo curso em parceria com a Seplama.

“A articulação evidencia a importância das relações entre a Universidade e o Poder Municipal, onde são formuladas e executadas políticas públicas desse tema. A construção de um instrumento que regulamenta a Arborização Urbana é condição indispensável para a construção de cidades resilientes, uma das metas desta gestão municipal”, ressaltou o professor orientador.

As próximas etapas incluem articulações políticas com outros representantes do Executivo e Legislativo municipais, além de acompanhamento e discussões no Conselho Municipal de Meio Ambiente (Comuma).