Nesta quarta-feira, 7, a FURG São Lourenço do Sul (FURG-SLS) iniciou o curso de extensão “A Palavra Literária em Ação: Capacitação para Mediadores de Leitura e Contadores de Histórias”, parte do projeto ‘Núcleo de Formação de Mediadores de Leitura e Contadores de Histórias de São Lourenço do Sul’.
Alunos de Agroecologia da FURG-SLS desenvolvem projetos para resolver desafios em agroecossistemas familiares
Projeto PancPop fortalece laços com agroindústria familiar em Santa Catarina em prol da expansão das Panc
Candidatos à reitoria da FURG apresentam propostas no Campus de São Lourenço do Sul
Entre o público-alvo estão professores de séries iniciais, de língua portuguesa e literatura, além de bibliotecários, estudantes de licenciatura e demais interessados.
Durante o curso, serão abordados diversos temas essenciais para aqueles que desejam explorar o mundo da narração de histórias e a mediação de leitura de forma mais significativa e eficaz.
Valter explica que o núcleo surgiu no contexto da pesquisa "Retratos da Leitura no Brasil (2020)", conduzida pelo Instituto Pró-Livro (IPL), que desde 2007 coleta dados nacionais sobre o comportamento dos leitores brasileiros.
“Os resultados da pesquisa revelam não apenas a diversidade de leitores em nosso país, mas também apontam desafios e oportunidades para promover o hábito da leitura em diferentes espaços que abrangem bibliotecas, livrarias e a mediação da leitura no processo de escolarização da literatura. Diante desse panorama, surge a necessidade premente de desenvolver estratégias inovadoras para engajar estudantes em formação dos cursos de Licenciatura em Letras, professores da rede municipal de São Lourenço do Sul e comunidade em geral na rica experiência da leitura literária”, destacou.
Além de auxiliar na superação das barreiras que impedem o acesso à leitura, a iniciativa também cultiva um ambiente enriquecedor que estimula a imaginação, promove o pensamento crítico e fortalece os laços sociais, entre a universidade e a comunidade lourenciana, por meio das narrativas.
“Ao investir na formação de mediadores de leitura e contadores de histórias, almejamos construir uma rede sólida de agentes culturais capazes de criar experiências significativas em torno do universo literário”, complementou o professor.