Cooperativismo

Ineesol realiza oficinas em ação de extensão com a Cooperativa Coopar

Projeto Educação Cooperativista capacitou trabalhadores nos princípios do cooperativismo, envolvendo estudantes, egressos e docentes do curso de Gestão de Cooperativas

A Incubadora de Empreendimentos de Economia Solidária (Ineesol), da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), realizou entre os dias 17 e 21 de julho o projeto Educação Cooperativista (EDUCOOP), na Cooperativa Coopar Pomerano, em São Lourenço do Sul.

Notícias Relacionadas
A ação envolveu quatro oficinas com trabalhadores da Coopar, abordando os princípios do cooperativismo, por meio do componente curricular Prática de Extensão 1 do curso de Tecnologia em Gestão de Cooperativas.

As quatro oficinas, reuniram, em média 18 participantes de diferentes setores das duas unidades industriais da cooperativa: uma localizada na BR-116 e outra na comunidade da Boa Vista, no interior do município.

As oficinas foram desenvolvidas como piloto de um projeto que visa promover ações formativas integradas, focadas na formação e nos processos educativos de diretores, funcionários e cooperados da Coopar.

Durante o semestre, estudantes, professoras e egressos do curso planejaram as atividades, realizaram reuniões com a gestão da cooperativa, alinharam os objetivos e definiram as temáticas e o cronograma das oficinas.

“Planejamos com a gestão, em algumas reuniões com professoras e colegas, uma forma que não atrapalhasse o trabalho, mas que agregasse conhecimento e informação aos funcionários, mostrando que não trabalhamos em uma organização comum, e sim em uma cooperativa, envolvendo oficinas, com princípios cooperativistas, com duração curta, incluindo dinâmicas não cansativas, para que o pessoal se sentisse incluído”, explicou Taline Thurow, estudante do 5º semestre de Gestão de Cooperativas e colaboradora da Coopar.

Segundo a professora Marcia Umpierre, o processo de planejamento teve como prioridade a formação dos estudantes, para que eles compreendessem como elaborar ações educativas voltadas a públicos com diferentes faixas etárias e níveis de escolaridade.

Além disso, Umpierre ressalta que todo o trabalho foi realizado pelos estudantes e egressos, com o apoio dela e da professora Liandra Caldasso.

“É uma realização ver nossos estudantes e egressos desenvolvendo brilhantemente esse trabalho. É nessas atividades que o fazer docente, mesmo com todas as limitações de recursos financeiros e de tempo, evidenciam a importância da extensão universitária, bem como do papel da Universidade pública na região, com o intuito de formar além de bons profissionais, pessoas comprometidas com a transformação social", destacou.

Para Taline, a experiência foi marcante tanto no aspecto acadêmico quanto pessoal, pois proporcionou aprendizado prático, desenvolvimento de habilidades e uma oportunidade de troca de saberes com os colegas e trabalhadores da cooperativa, fortalecendo sua confiança como futura profissional.

Por também ser colega de trabalho dos participantes, Taline ressalta a importância de ouvir relatos que, na correria do dia a dia, muitas vezes passam despercebidos, reforçando o valor da troca de experiências e o fortalecimento dos vínculos dentro da cooperativa.

“Sinto que pude contribuir e levar o que aprendi”, compartilhou.

A visão da Coopar sobre a iniciativa também é positiva. De acordo com Zilmar Caetano de Almeida, coordenador operacional da cooperativa, a atividade foi bem recebida pelos trabalhadores e ajudou a reforçar os diferenciais do modelo cooperativista.

“Mostrou um pouco da história da Coopar, das diretrizes do cooperativismo, das leis do cooperativismo também, e esse é o diferencial que uma cooperativa tem em relação a uma empresa privada, algo que muitas vezes os colaboradores não têm como visão”, pontuou.

Por fim, Zilmar ressaltou a importância do envolvimento da Universidade no projeto, afirmando que essa parceria agregou maior credibilidade ao processo.

“Quando é a Universidade que traz essas informações, parece que os colaboradores recebem com mais atenção. Foi gratificante ver que eles passaram a enxergar a cooperativa de uma forma mais técnica e comprometida, entendendo que estamos cuidando de uma empresa que é coletiva, que precisa ser preservada para o futuro”, concluiu.

 

Galeria

Projeto Educação Cooperativista capacitou trabalhadores nos princípios do cooperativismo, envolvendo estudantes, egressos e docentes do curso de Gestão de Cooperativas