Na última quarta-feira, 21, as acadêmicas do curso de Licenciatura em Educação do Campo da FURG São Lourenço do Sul (FURG-SLS), Marcia Soares e Raquel Bergmann, promoveram uma prática pedagógica voltada ao ensino de Ciências Naturais com estudantes da Escola Estadual Ensino Fundamental Vicente Di Tolla, localizada na zona urbana do município.
Alunos de Agroecologia da FURG-SLS desenvolvem projetos para resolver desafios em agroecossistemas familiares
Projeto PancPop fortalece laços com agroindústria familiar em Santa Catarina em prol da expansão das Panc
Candidatos à reitoria da FURG apresentam propostas no Campus de São Lourenço do Sul
Raquel conta que gostou de ter desenvolvido a prática pedagógica, principalmente pelo retorno trazido pelos alunos, que segundo ela demonstraram estar bastante satisfeitos com a explicação prática, uma vez que podiam manipular a maquete. “Eles adquiriram muito conhecimento com isso. Foi um trabalho que eu e a Márcia fizemos e nos dedicamos ao máximo para demonstrar como funcionam realmente (os movimentos), e também é algo que nos chamou atenção, porque nunca foi passado para nós”, afirma.
As atividades elaboradas tiveram como base o ensino por investigação, abordagem didática na qual os alunos investigam um problema proposto e tentam buscar hipóteses, soluções e considerações para respondê-lo. Para a professora Berenice, acompanhar o envolvimento das turmas foi emocionante: “Como nós trabalhamos na perspectiva do ensino por investigação, foi emocionante perceber que os estudantes da escola se envolveram e se mobilizaram para resolver os desafios, elaboraram com alegria suas hipóteses para explicarem as estações do ano. Nesse sentido, essa interação e parceria entre a FURG e a escola potencializa o processo de formação das nossas licenciandas em Educação do Campo, que desde o primeiro semestre já estão vivenciando a articulação entre a teoria e a prática”.
Para viabilizar a prática pedagógica, a universidade contou com o apoio da professora Luciana Klein, atualmente docente da Vicente Di Tolla e egressa do curso de Licenciatura em Educação do Campo da FURG-SLS. Para ela, o momento foi especial: “Foi gratificante poder contribuir com a formação das novas estudantes e em conversa com os meus alunos, percebi que eles adoraram as atividades, interagiram durante as ações propostas, responderam as perguntas e também fizeram perguntas às quais as estagiárias responderam com muita propriedade no assunto, demonstrando estarem muito bem orientadas e amparadas pelos professores orientadores da instituição de ensino do Curso de Licenciatura em Educação do Campo. Parabéns a todos envolvidos e principalmente a professora Berenice Vahl Vaniel”, destaca Luciana.