Evento

FURG-SLS será sede do projeto cultural RodaCine nesta sexta-feira, 31

Programação da Fundacine envolverá bate-papo, palestras, apresentação musical e sessões de curta e longa-metragem

Nesta sexta-feira, 31, o Campus FURG São Lourenço do Sul (FURG-SLS) será sede do projeto cultural RodaCine, que ocorrerá na sala 1201 do Prédio 1 (Avenida Marechal Floriano Peixoto, 2236).

Notícias Relacionadas
Com apoio institucional da Universidade e da Prefeitura, a programação, realizada pela Fundação Cinema RS (Fundacine) por meio da Lei Paulo Gustavo, contará com diversas atividades formativas, como bate-papo e palestra, além de apresentação musical e sessões de curta e longa-metragem no Largo Laura Abreu, na praia.

Em seus 14 anos de existência, o projeto já realizou mais de mil sessões gratuitas em todo o estado, aproximando mais de 450 mil pessoas que não tinham acesso a salas de cinema em suas cidades.

Na edição de 2025, o Fundacine busca percorrer 20 municípios do interior do estado, exibindo obras audiovisuais gaúchas exclusivas, como forma de valorizar e incentivar a indústria criativa local.

“O projeto cultural RodaCine foi uma das iniciativas de maior êxito dentro do cenário audiovisual brasileiro no que diz respeito à difusão e circulação dos produtos cinematográficos, à descentralização da exibição e à democratização do acesso ao cinema nacional. Está sendo retomado em 2025, também como um marco dos 25 anos da Fundação Cinema RS - Fundacine”, destacaram os organizadores.

Para participar e receber dois certificados, os interessados devem realizar a inscrição preenchendo um formulário (disponível aqui).

 

Programação:

31 de janeiro (sexta-feira)

 

 

FURG (sala 1201)

15h: "Democracia e Direito à Cultura: bate-papo sobre as políticas culturais do Minc, a importância dos territórios e da participação popular" com Mariana Martinez, representante do Minc Sul;

16h: Palestra de abertura: Caminhos e Oportunidades para o audiovisual e seu impacto no desenvolvimento social e econômico" com Beto Rodrigues;

16h45 às 18h30: Do Regional ao Universal: escolhas de direção em "Além de Nós": Bate-papo com Rogério Rodrigues;

 

Largo Laura Abreu

Exibições às 19h

 

Abertura musical com Be Valim e Gabriel Baeta;

Sessão do curta-metragem "Além da Fronteira” (21min), direção de Alexandre Mattos;

Sessão do longa-metragem "Além de Nós" (1h43min) direção de Rogério Rodrigues. Presença do diretor e da produtora Rose França.