SOCIALIZAÇÃO

FURG-SLS sediou 1ª Mostra Pedagógica do Pibid em São Lourenço do Sul

Evento ocorreu no último sábado, 6 de abril

Foto: Divulgação

No último sábado, 6, a FURG São Lourenço do Sul (FURG-SLS) recebeu a 1ª Mostra Pedagógica do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) no município.

Notícias Relacionadas
A ação refere-se ao encerramento das ações desenvolvidas a partir do edital Capes nº 23/2022 pelos cursos de Licenciatura em Educação do Campo e Licenciaturas em Letras - Português e Literaturas de Língua Portuguesa, ofertados presencialmente campus São Lourenço do Sul, e o curso de Licenciatura em Ciências EaD, oferecido pela FURG na Universidade Aberta do Brasil (UAB) nos polos de Balneário Pinhal, Restinga Seca e São José do Norte.

O subprojeto foi coordenado pelas professoras da FURG, Berenice Vahl Vaniel e Cláudia Camila Lara. Ao longo de 18 meses, 24 graduandos bolsistas tiveram a oportunidade de realizar estágio de docência junto a três escolas públicas do município: Escola Municipal de Ensino Fundamental Sady Hammes, sob supervisão da professora Taís de Paula Peres; Escola Estadual Ensino Médio Cruzeiro do Sul, sob supervisão do professor Magno Machado de Freitas, e Escola Municipal de Ensino Fundamental Luis Antônio de Abreu Moraes, sob supervisão da professora Diva Lopes Kneip.

Entre as metas buscadas com o subprojeto, estavam a articulação entre teoria e prática no contexto escolar; a vivência da escola e da sala de aula como espaços formativos e constitutivos da docência; a narração das vivências na escola como elemento de pesquisa e como prática de linguagem, e a aproximação entre a escola básica e a universidade.

Ao longo da manhã e tarde de sábado, foram compartilhadas as aprendizagens, os desafios e atividades desenvolvidas durante a execução desta edição do Pibid com as escolas lourencianas. Além dos pibidianas e pibidianos, estiveram reunidos estudantes das escolas parceiras, supervisores e supervisoras, coordenadores e coordenadoras, e público em geral.

Além da mostra dos trabalhos e oficinas realizadas, a programação contou com atividade turística na orla da praia, almoço coletivo, formação docente e encerramento com homenagens. O evento foi organizado a partir do envolvimento de todos integrantes do Pibid e contou com colaborações espontâneas e doações de instituições e comércio locais.

Um dos palestrantes do evento, o coordenador institucional do Pibid FURG, professor Charles Guidotti, afirma que o encontro foi muito significativo. “O que encontrei em São Lourenço foi a essência do Pibid, que é esse processo de socialização de experiências, esse é o diferencial do nosso Pibid FURG, pois é no compartilhamento de experiências que a gente aprende a ser professor no contexto do Pibid”.

Entre os desafios enfrentados, Charles destaca o fato dos três cursos de licenciatura terem currículos bem diversos um do outro, integrando cursos oferecidos no campus de São Lourenço do Sul e em outros três polos UAB de diferentes regiões do Rio Grande do Sul.
“Encontrar essa integração entre os professores em formação inicial desses três cursos, os professores supervisores e os professores coordenadores de área, observar eles contando sobre as suas experiências, foi muito significativo para nós. Foi um evento muito bonito, cheio de afeto, acolhimento e com a socialização de experiências e conhecimentos aí construídos”, afirma. Segundo o coordenador, há expectativas para lançamento de um novo edital do Pibid FURG no segundo semestre de 2024, com possibilidade de retorno dos bolsistas.

 

 

Galeria

Evento ocorreu no último sábado, 6 de abril

Foto: Divulgação