A aluna do curso de Agroecologia da FURG São Lourenço do Sul (FURG-SLS), Letícia Falcão, participou, de 5 a 7 de dezembro, de um evento interno da Associação Brasileira de Agroecologia em Brasília, responsável por promover o Congresso Brasileira de Agroecologia (CBA), que acontecerá em 2025.
Projeto Diálogos Sustentáveis promove palestra
PET Árvore da FURG-SLS e Seplama fortalecem políticas públicas para arborização urbana em São Lourenço do Sul
Projeto CineClube encerra programação com exibição de “Emilia Pérez” nesta sexta-feira, 1º
Letícia integra a diretoria da associação e, durante o evento, recebeu de presente cópias de duas publicações importantes para as turmas do campus, que submetem trabalhos e também colaboram na organização do congresso. Os materiais pedagógicos foram lançados pela associação.
As publicações foram lançadas no dia 7 de dezembro, em Brasília, para comemorar os 20 anos de fundação da ABA-Agroecologia.
“A ABA-Agroecologia espera que esses cadernos venham contribuir e inspirar territórios e seus espaços de fazeres-saberes agroecológicos, aguardando a chega de todes no próximo território do 13º CBA, nas margens do rio São Francisco e dentro da UNIVASF, ora Juazeiro e ora Petrolina”, disse Letícia.
Entre os livros lançados estão o “Caderno Síntese dos Processos dos CBAs: Metodologias, Inspirações e Experimentações na Construção do Conhecimento Agroecológico”, o “Caderno de Metodologias: Inspirações e Experimentações na Construção do Conhecimento Agroecológico” e o “Guia Rápido - Teórico e Prático - Sobre Como Fazer uma Cozinha Protagonizada pelas Cozinheiras Agroecológicas”. Todos estão disponíveis na biblioteca do campus.
Sinopse dos livros
“Caderno Síntese dos Processos dos CBAs: Metodologias, Inspirações e Experimentações na Construção do Conhecimento Agroecológico”
Este manual aborda o funcionamento, a organicidade e os princípios que regem os Congressos Brasileiros de Agroecologia (CBAs). Destinado a todos que participam ou desejam participar dos CBAs, o livro esclarece dúvidas sobre a constituição das comissões temáticas e estruturais, além de outros dispositivos pedagógicos que tornam possível a realização de um evento complexo, com a submissão de trabalhos científicos e populares, feiras, espaços de arte e cultura, conferências, entre outros.
“Caderno de Metodologias: Inspirações e Experimentações na Construção do Conhecimento Agroecológico”
O caderno tem o objetivo de inspirar pedagogicamente e metodologicamente coletivos agroecológicos, como Grupos e Núcleos de Estudos em Agroecologia. O conteúdo pode ser adaptado a diferentes situações e traz orientações que vão desde o acolhimento e a mística até metodologias que contribuem para a integração de pessoas e a sistematização de experiências.
“Guia Rápido - Teórico e Prático - Sobre Como Fazer uma Cozinha Protagonizada pelas Cozinheiras Agroecológicas”
Este guia explica detalhadamente o funcionamento de duas comissões de alimentação presentes no CBA: a Cozinha da Reforma Agrária, que alimentou gratuitamente mais de 1.000 pessoas com alimentos do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), e a Cozinha das Tradicionais, onde mestras de territórios tradicionais de várias partes do Brasil cozinharam seus banquetes tradicionais no fogo à lenha e serviram aqueles que passaram por ali.