Na última sexta-feira, 13, o Campus FURG São Lourenço do Sul (FURG-SLS) recebeu a visita do deputado federal Alexandre Lindenmeyer e de sua equipe.
PET Árvore da FURG-SLS e Seplama fortalecem políticas públicas para arborização urbana em São Lourenço do Sul
Projeto CineClube encerra programação com exibição de “Emilia Pérez” nesta sexta-feira, 1º
Professor da FURG-SLS identifica e explica caso raro de reversão sexual em galinha no interior do município
Durante a visita, o deputado destacou a importância do diálogo direto com a comunidade acadêmica para fortalecer a parceria entre a Universidade e o poder público. O momento foi marcado pela escuta atenta das principais demandas do campus, incluindo questões estruturais, orçamentárias e relacionadas ao acesso ao ensino superior.
Eduardo Vogelmann, docente e diretor do campus, abordou pautas como a liberação de recursos, os desafios enfrentados por servidores e estudantes e a necessidade de pavimentação e melhorias na estrada (ERS-265) que dá acesso ao novo campus.
Também foi destacada a carência de veículos e combustível para as atividades institucionais e ações de extensão dos cursos. Vogelmann compartilhou ainda um panorama do atual cenário da Universidade e reforçou a importância da atualização constante das pautas junto à FURG e à Prefeitura.
Outros docentes também reforçaram os relatos sobre as dificuldades enfrentadas, como a escassez de recursos, as barreiras de ingresso e permanência dos estudantes, além da necessidade de maior investimento público no ensino superior.
Representando os estudantes do curso de Agroecologia, uma aluna entregou um documento com demandas da turma e relatou as angústias e os desafios enfrentados no cotidiano acadêmico.
O deputado ouviu atentamente os relatos e reforçou seu compromisso de levar as questões apresentadas à discussão no Congresso Nacional e junto ao governo federal. Segundo ele, esse tipo de escuta é fundamental para construir políticas públicas mais próximas da realidade vivida pelas instituições de ensino.
A direção do campus avaliou positivamente a visita, considerando o encontro essencial para construir pontes entre a Universidade, o poder público e o município, destacando o momento como uma oportunidade para aproximar os interesses da região das ações parlamentares e fomentar o debate sobre os desafios da educação pública.