Educação

FURG-SLS leva “Estação do Conhecimento” a escola da zona rural e aproxima alunos da ciência e da ancestralidade

Ação integrou a programação da 11ª Feira Municipal do Conhecimento e contou com oficinas, contação de histórias e rodas de conversa na Escola Padre Maximiliano Strauss

Foto: Larissa Schneid Bueno/Secom

Na última sexta-feira, 31, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Maximiliano Strauss, localizada no Boqueirão, 1º Distrito de São Lourenço do Sul, recebeu a atividade “Estação do Conhecimento: Conectando Ciência e Ancestralidade”, promovida pelo Campus FURG São Lourenço do Sul (FURG-SLS) como parte da programação da 11ª Feira Municipal do Conhecimento: Caminhos para um Futuro Ancestral, que ocorrerá no dia 26 de novembro.

Notícias Relacionadas
Ao longo do dia, crianças da Educação Infantil e dos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental participaram de oficinas e vivências distribuídas em diferentes estações temáticas. 

Entre elas, estiveram jogos pedagógicos, contação de histórias, oficina de grafite, atividades de pintura corporal, roda de conversa sobre personalidades negras que contribuíram para a história do Brasil, etc. As turmas circularam entre as estações em grupos, dedicando-se a cada proposta por cerca de 30 minutos a 1h. 

As atividades buscaram aproximar as crianças da ciência e dos saberes ancestrais de forma lúdica e acessível, estimulando a curiosidade, o aprendizado coletivo e o reconhecimento da diversidade cultural.

Durante a ação, as crianças demonstraram interesse e participação, se envolvendo ativamente nas atividades. Os professores e equipe escolar também se mostraram engajados, contribuindo para a construção de um ambiente acolhedor e de troca de saberes.

Os recursos para a realização da feira foram disponibilizados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), pelo Programa Pop Ciência do Ministério da Educação (MEC), pelo Programa Escolas em Tempo Integral e pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

As oficinas foram conduzidas por membros da Associação do Movimento Negro Ki Zumbi, do Ponto de Cultura e Memória Quilombo Maria Lina, professores supervisores e coordenadores de área, pibidianos dos subprojetos Educação do Campo e Letras do PIBID/FURG-SLS, além de pesquisadores e extensionistas da Universidade.

 

Galeria

Ação integrou a programação da 11ª Feira Municipal do Conhecimento e contou com oficinas, contação de histórias e rodas de conversa na Escola Padre Maximiliano Strauss

Larissa Schneid Bueno/Secom