VOLTA ÀS AULAS

FURG-SLS inicia o segundo semestre letivo com programação especial

Calouros serão recepcionados durante a Acolhida Cidadã 2022/2, entre 21 e 23 de setembro

A partir da próxima quarta-feira, 21, um novo semestre se inicia na FURG. Buscando fortalecer os laços entre a comunidade acadêmica e recepcionar os calouros dos cursos de Agroecologia, Educação do Campo, Gestão Ambiental, Gestão de Cooperativas e Letras, que ingressaram na universidade a partir do Edital Específico Simplificado de vagas complementares, o campus São Lourenço do Sul promove nos dias 21, 22 e 23 de setembro a Acolhida Cidadã 2022/2.

Notícias Relacionadas
A iniciativa, que ocorre sistematicamente no início de cada semestre desde 2010, traz como tema norteador desta edição “Acolhendo Todas as PrimasVeras”, fazendo uma conexão das atividades com a chegada da estação primaveril, e foi construída a partir da mobilização de estudantes, entidades sociais e acadêmicas, direção e Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) do campus.

Para a equipe da Prae-SLS, a ação se constitui de uma importante etapa no processo de início à vida universitária. Coordenadora da pasta, Luciana Vargas afirma que o objetivo é recepcionar e integrar a comunidade acadêmica por meio de ações solidárias e respeitosas à dignidade e à boa convivência nos espaços sociais, dentro e fora do ambiente universitário. “Todo o trabalho desenvolvido se dá em oposição ao trote universitário violento e, para além de proibi-lo, visa fortalecer o espírito de uma receptividade afetuosa em prol da integração na universidade”, ressalta.

Da mesma forma, a docente e vice-diretora da FURG-SLS, Carmem Porto, concorda que a Acolhida Cidadã é um momento significativo para a comunidade acadêmica. Para ela, isso acontece, principalmente, pelo fato de o evento estimular a atuação dos alunos e alunas da instituição. “Os estudantes se organizam para acolher os seus futuros colegas, ou seja, é um momento de protagonismo deles no sentido de acolher aqueles que estão chegando, não raras vezes de lugares distantes. Os diferentes segmentos da comunidade acadêmica se somam neste esforço conjunto”, afirma.

Carmem também visualiza a Acolhida Cidadã como “um momento de renovação, de renascimento de sonhos e de esperança”. Além de atividades informativas, que buscarão explicar aos estudantes o funcionamento do campus São Lourenço do Sul, a programação conta com agenda cultural. “A própria denominação da Acolhida nos diz, que venham novas Primas Veras e nos proporcionem realizações e dias mais iluminados e felizes”, vislumbra.

Confira a programação e participe:

21/09
Conhecendo os espaços do Campus SLS (saída do Prédio 1)
16:00 - Novo Campus
16:40 - Casa do Estudante
17:20 - Prédio 5
17:50 - Prédio 3
18:30 - Prédios 1 e 2

Apresentação Institucional da FURG (Direção do Campus, Secretaria, Prae, Sistema de Bibliotecas, Sistema FURG )
19:00 - Prédio 1, sala 1202

22/09
Acolhendo todas as PrimasVeras

Prédio 1
16:00 - Ateliê das Emoções e 3ª Feira Autônoma de Estudantes (até as 20h)
16:30 - Saberes e Sabores: (re)conhecendo as Panc (Projeto Pancpop)
17:00 - Jerivá e Oficina de Reciclagem
19:00 - Exposição de talentos e Sarau Poético

23/09

9h até 11:30 - Mutirão e remada ambiental de limpeza do Arroio São Lourenço (Saída do Prédio 1) - Inscrições aqui 

Este material foi produzido de acordo com as normas disciplinadas pela Instrução Normativa nº 1, de 11 de abril de 2018, bem como se ancora e respeita os demais materiais publicados até o momento no que tange o regramento para a comunicação pública dos órgãos federais durante o período de defeso eleitoral, compreendido de 2 de julho a 2 de outubro, podendo ser prorrogado até o dia 30 do mesmo mês em caso de segundo turno.