Nesta segunda-feira, 18, a FURG São Lourenço do Sul (FURG-SLS) foi convidada pela Escola Estadual de Ensino Médio Cruzeiro do Sul para participar de atividades alusivas à Semana da Consciência Negra.
Curso de Gestão em Cooperativas da FURG-SLS conquista nota máxima em avaliação do MEC
Projeto do curso de Letras da FURG-SLS fortalece laços entre escola e Universidade com foco na cultura negra
Estudantes criam Centros Acadêmicos de Educação do Campo e de Letras/Português na FURG-SLS
Conforme informações de Aline, o projeto Kilombo Literário expôs parte do seu acervo de livros e cartazes sobre a vida e a obra de Carolina Maria de Jesus. A atividade também incluiu a dinâmica “Liberte um Poema”, em que os alunos retiravam poemas de uma gaiola, faziam a leitura e levavam o texto para casa.
Além disso, foi realizada uma roda de conversa organizada pela professora Faustia Cristiani Fanka Correa, que reuniu profissionais negros para compartilharem suas trajetórias. Durante o encontro, Aline falou sobre sua experiência como mulher negra no mercado de trabalho, destacando os desafios enfrentados.
“Pude falar um pouco da minha história como filha de trabalhadores, oriunda da escola pública, que concluiu o ensino médio em um tempo em que o vestibular das federais era predominantemente lugar para brancos abastados. O evento também teve o intuito de mostrar que a Universidade pública, de origem tão elitista e branca, é um espaço que deve ser cada vez mais ocupado por alunos negros, alunos de escola pública. É nosso lugar. E por isso é compromisso da Universidade fortalecer sempre os seus laços com a escola, contribuindo para construir espaços de diálogo, bem como divulgando suas políticas de ações afirmativas para futuros alunos”, relatou.