ECONOMIA SOLIDÁRIA

Furg São Lourenço do Sul visita 28ª Feicoop em Santa Maria/RS

Evento aconteceu no último final de semana, reunindo mais de 500 expositores

Um grupo de vinte pessoas ligadas à FURG São Lourenço do Sul (FURG-SLS) visitou, no último sábado, 16, os estandes da 28ª Feira Internacional do Cooperativismo e Economia Solidária (Feicoop), em Santa Maria/RS. A comitiva lourenciana era formada por docentes, técnicos e alunos dos cursos de Agroecologia e Gestão de Cooperativas da FURG-SLS, acompanhados por agricultores familiares agroecológicos do município.

Notícias Relacionadas
Com o tema “Construindo a Sociedade do Bem Viver: por uma Ética Planetária”, a 28ª Feicoop contou com a presença de cerca 500 expositores, que comercializaram os seus produtos — oriundos da agricultura familiar e/ou de processos de cooperativismo e economia solidária — durante os três dias de evento, que ocorreu entre os dias 15 e 17 de julho.

Também integrava a programação da feira uma extensa lista de seminários, oficinas, rodas de conversa, intercâmbios e reuniões. As ações fazem parte da 3ª Jornada Formativa da Feicoop, iniciativa que busca articular frentes de atuação e fomentar discussões caras aos grupos responsáveis pelos empreendimentos, como famílias agricultoras, catadores e catadoras, povos indígenas e migrantes.

Docente na FURG-SLS, Liandra Peres Caldasso diz que a universidade procura sempre prestigiar a Feicoop. Em sua concepção, é necessário que os estudantes vejam pessoalmente situações e grupos que são temas de discussões em sala de aula. “Pra nós, especificamente aqui do campus, é muito importante. É uma oportunidade para os alunos verem na prática a economia solidária”, relata.

Liandra acredita que além da parte de comercialização de produtos, a feira é significativa porque tem a capacidade de promover discussões pertinentes e possibilitar o intercâmbio de conhecimentos entre os participantes, alguns deles também pesquisadores de universidades das mais diversas regiões do Brasil. “Sempre são uma grande riqueza as trocas de saberes e de experiências, é um lugar onde a economia solidária acontece e resiste”, afirma.

A professora também destaca a relevância dos temas discutidos nesta edição da Jornada Formativa. “Tem debates e discussões que são muito interessantes para o nosso conhecimento. Por exemplo, diálogos de como é o funcionamento dos grupos de consumo responsável, bancos comunitários e moedas sociais, economia solidária e economia feminista, dentre tantos outros”, aponta.

Este material foi produzido de acordo com as normas disciplinadas pela Instrução Normativa nº 1, de 11 de abril de 2018, bem como se ancora e respeita os demais materiais publicados até o momento no que tange o regramento para a comunicação pública dos órgãos federais durante o período de defeso eleitoral, compreendido de 2 de julho a 2 de outubro, podendo ser prorrogado até o dia 30 do mesmo mês em caso de segundo turno.

 

 

Galeria

Evento aconteceu no último final de semana, reunindo mais de 500 expositores

Foto: Divulgação