A participação na 49ª Feria Internacional del Libro de Buenos Aires, realizada entre os dias 1º e 4 de maio, proporcionou uma experiência marcante para estudantes do curso de Letras - Português e Literaturas de Língua Portuguesa da Universidade Federal do Rio Grande (FURG).
Curso de Gestão em Cooperativas da FURG-SLS conquista nota máxima em avaliação do MEC
Projeto do curso de Letras da FURG-SLS fortalece laços entre escola e Universidade com foco na cultura negra
Estudantes criam Centros Acadêmicos de Educação do Campo e de Letras/Português na FURG-SLS
O Campus São Lourenço do Sul foi representado por algumas estudantes na comitiva, entre elas Diulia Evelim da Silva Ieque e Milena Zard (ambas do 7º semestre), que destacaram a relevância da atividade para a formação acadêmica, cultural e pessoal.
“Embora a maior parte do grupo fosse composta por estudantes e docentes do campus Carreiros e da UFPel, as colegas e eu fomos muito bem acolhidas, e a viagem fluiu maravilhosamente”, compartilhou Diulia.
Considerada uma das maiores do gênero na América Latina, a feira contou com palestras, sessões de autógrafos com autores internacionais, como a escritora espanhola Rosa Montero, venda de livros indisponíveis no Brasil e ampla oferta de atividades culturais.
A vivência no país também incluiu passeios pelos principais pontos turísticos, visitas a museus, cafés e livrarias, além de uma apresentação de tango.
“Foi uma experiência de imersão em outra cultura e uma feira do livro em uma proporção que eu nunca tinha imaginado. Interações que transformaram minha visão de mundo”, resume Diulia.
Milena também enfatizou como a viagem ampliou sua percepção de mundo e reforçou o desejo de proporcionar experiências semelhantes aos seus futuros alunos.
“O contato direto com outra língua, nesse caso o espanhol, promove um olhar mais aguçado sobre como interagimos com o mundo. A viagem teve um impacto pessoal incalculável e também despertou em mim a vontade de, enquanto professora de língua materna e literatura, proporcionar esse tipo de vivência aos meus futuros alunos, como fazem os professores Artur e Daniele”, pontuou.
O grupo enfrentou uma longa viagem de ônibus, cruzando fronteiras e convivendo intensamente ao longo dos quatro dias. Ainda assim, a interação entre os campi da FURG e com estudantes da UFPel se destacou como um dos pontos altos da experiência.
“Formamos um laço movido pela graduação em Letras, pela vontade de conhecer um lugar novo e de fazer da viagem um momento bom para todos”, relatou Milena.
As estudantes também ressaltaram que o intercâmbio de experiências foi fundamental para refletir sobre as realidades e semelhanças entre os cursos, além de incentivar novas parcerias acadêmicas.
“Comentamos sobre próximas experiências, eventos, palestras e trabalhos integrados que podemos realizar. Foi muito enriquecedor para a nossa formação e para a integração entre os campi”, acrescentou Diulia.
A atmosfera artística e poética de Buenos Aires também deixou marcas profundas. “Tinha poesia em cada cantinho”, lembrou Milena, que viajou pela primeira vez para fora do país e se encantou com a riqueza cultural vivenciada.
Para além do impacto imediato, a viagem seguirá presente nas lembranças e no cotidiano acadêmico das estudantes. “Foram bons ares, bons dias e, agora, boas lembranças. Essa é uma viagem que ecoará de diversas formas”, concluiu.
A atividade integra um conjunto de ações do Instituto de Letras e Artes voltadas ao fortalecimento da formação dos estudantes por meio de vivências culturais.
Para 2025, estão previstas mais duas saídas de campo: o 6º Seminário Internacional de Língua, Literatura e Processos Culturais, em Caxias do Sul, e a 71ª Feira do Livro de Porto Alegre.