No último dia 22 de outubro, os estudantes Everton Soares Ferreira, Marilda Soares Ferreira e Tatiele da Silva Gonçalves, do Campus São Lourenço do Sul da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), realizaram uma prática pedagógica com as turmas do sexto e sétimo ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental Vicente Di Tolla, em São Lourenço do Sul, acompanhados pelo docente Eduardo Dias.
PancPop promove degustação de PANCs na feira de São Lourenço do Sul neste sábado, 1
FURG-SLS realiza atividade na Escola Padre Maximiliano Strauss para aproximar crianças da ciência e de saberes ancestrais
INEESOL promove oficinas com empreendimentos de economia solidária em São Lourenço do Sul
A prática contou com a participação da estudante egressa do curso de Educação do Campo (LEdoC) e atual agente de saúde da UBS da Lomba/Medianeira, Vera Becker, que destacou a relevância da ação para a promoção da saúde e prevenção de doenças entre os adolescentes.
“Essa atividade realizada na escola sobre ISTs e métodos contraceptivos faz parte da meta que a Secretaria de Saúde implantou na rede pública, buscando atingir diversos indicadores de saúde, e deve envolver escolas do bairro. Vários temas são sugeridos, como higiene, alimentação saudável, combate ao Aedes aegypti (já trabalhado nas escolinhas infantis), saúde mental, cultura da paz e ISTs. Para a Escola Vicente Di Tolla, escolhemos os temas Higiene Corporal, em parceria com o PIM, Cultura da Paz e Saúde Mental, em parceria com o CAPS, temas que já foram abordados anteriormente. Para as ISTs, pensamos em convidar o professor Eduardo Dias para nos auxiliar, pois já houve essa parceria com a FURG em diversas outras ocasiões, e outros temas também foram abordados”, explicou.
Para Vera, a parceria é sempre válida e de grande aprendizado, já que é na prática que se compreende o que significa ser docente em sala de aula. “Durante todos os semestres, o discente lida principalmente com a teoria; só no estágio, no final do curso, ele tem uma noção do dia a dia do professor em sala. Essas práticas pedagógicas, apresentações e palestras auxiliam no aprendizado, mostram os desafios da profissão e revelam como é lindo ensinar e também aprender com os alunos”, disse.
Durante a atividade, os estudantes apresentaram slides sobre ISTs, sintomas e tratamentos, contando com a colaboração de Vera e sua colega Cris, que abordaram os métodos contraceptivos oferecidos pelo SUS e de forma particular. Também foram apresentados aos alunos contraceptivos como DIU, pílulas, injetáveis mensais e trimestrais, além da camisinha feminina e masculina.
Tatiele relatou que a experiência foi proveitosa e que os alunos demonstraram interesse. Para ela, o que mais chamou atenção foi a conscientização sobre a importância da prevenção e do uso de métodos contraceptivos.
“Os olhinhos deles estavam bastante atentos aos temas que passamos. Com a ajuda das gurias do posto de saúde, conseguimos uma tarde bem produtiva. Achei bem interessante falar também sobre a gravidez precoce, pois eu vivi essa experiência. Meu relato para eles, como mãe jovem aos 15 anos de idade, sem muita estrutura, foi muito importante, principalmente para as meninas, mostrando que um filho na adolescência muda totalmente a vida da pessoa. Saí de lá com o coração quentinho”, enfatizou.
A participação de Marilda na atividade marcou sua primeira experiência. Apesar do nervosismo natural, ela destacou a importância de compartilhar conhecimentos relevantes com os estudantes, percebendo grande envolvimento por parte deles.
Segundo Marilda, a concentração e atenção dos alunos, aliadas ao acompanhamento das professoras, foram determinantes para o sucesso da atividade. A experiência, para ela, não se resumiu à transmissão de conteúdo, mas também ao aprendizado proporcionado pelo convívio e pela troca de afetividade com todos os envolvidos.