SAÍDA DE CAMPO

Estudantes da FURG aprendem sobre piscicultura em propriedade no interior de São Lourenço do Sul

Turma acompanhou técnicas de manejo necessárias à criação de peixes

Alunos e alunas do curso de Educação do Campo da FURG São Lourenço do Sul (FURG-SLS), vinculados à disciplina de Ciências Agrárias II, recentemente estiveram nos campos de cultura Pollnow, no interior do município. Sob administração do produtor Laércio Pollnow, o local é considerado o principal empreendimento de piscicultura de São Lourenço do Sul, com a comercialização de alevinões de carpas e promoção de pesca esportiva de pacus, piavas e traíras.

Notícias Relacionadas
Na ocasião, os presentes tiveram a oportunidade de conhecer as etapas que envolvem a criação; os aspectos construtivos de um tanque de desenvolvimento de peixes; o monitoramento de controle da qualidade da água, bem como o processo de depuração, técnica que consiste em deixar os animais sem alimentação por até oito horas em água limpa, para remoção do sabor de barro.

Professor da disciplina, Eduardo Antunes Dias, conta que a parceria da FURG-SLS com o produtor Pollnow teve início em 2018. Desde então, periodicamente pesquisadores da universidade visitam a propriedade, auxiliando o piscicultor na avaliação da qualidade da água de seus açudes, mensurando a quantidade de oxigênio presente, a temperatura, o pH, o grau de transparência e questões de composição química, como a presença de amônia tóxica, prejudicial aos exemplares. Em contrapartida, o produtor permite que aulas práticas sejam desenvolvidas nos campos de cultura Pollnow.

"É importante levar os estudantes para eles perceberem na prática todos os conhecimentos e as informações ministradas dentro da sala de aula. Fica muito mais fácil para o estudante perceber e entender os processos quando ele está no campo, acompanhando as atividades diárias", entende Eduardo.

 Este material foi produzido de acordo com as normas disciplinadas pela Instrução Normativa nº 1, de 11 de abril de 2018, bem como se ancora e respeita os demais materiais publicados até o momento no que tange o regramento para a comunicação pública dos órgãos federais durante o período de defeso eleitoral, compreendido de 2 de julho a 2 de outubro, podendo ser prorrogado até o dia 30 do mesmo mês em caso de segundo turno.

 

 

Galeria

Turma acompanhou técnicas de manejo necessárias à criação de peixes

Foto: Divulgação