PARCERIA

Em reunião, FURG-SLS dialoga sobre Feira do Livro Municipal com Coordenadoria de Cultura

Evento literário acontecerá de 9 a 13 de novembro em São Lourenço do Sul

Foto: Gabriela Schmalfuss/SECOM

Na última quinta-feira, 25, o campus da FURG São Lourenço do Sul (FURG-SLS) recebeu representantes da Coordenadoria de Cultura de São Lourenço do Sul. Em reunião, o coordenador da pasta, Hugo Hinterholz, acompanhado de Filipe Wessely, apresentou ao diretor da FURG-SLS, Eduardo Vogelmann, e docentes do curso de Letras - Português e Literaturas de Língua Portuguesa, o que a Prefeitura Municipal tem planejado para a Feira do Livro deste ano.

Notícias Relacionadas
O diretor Eduardo acredita que o encontro foi importante para estreitar as relações entre as duas instituições. Ele conta que a universidade pôde se inteirar de como será a infraestrutura do evento, que neste ano estará em sua 40ª edição. “A partir desse momento, a equipe da FURG irá se organizar e propor atividades como oficinas e exposições que deverão integrar a programação”.


40ª Feira do Livro
A 40ª Feira do Livro acontece de 9 a 13 de novembro na Praça Central Dedê Serpa, em frente ao prédio da Biblioteca Pública Municipal Elida Frömming Schild. O gestor de Recursos Humanos e escritor Everton Gaide é patrono desta edição e o primeiro autor negro convidado a ocupar a atribuição.

O tema deste ano é “A Força das Culturas na Literatura”. Segundo o coordenador cultural do município, a escolha se deu com o objetivo de mostrar os papéis fundamentais exercidos pela literatura na vida cultural da sociedade e apresentar aos visitantes as mudanças que a cultura fornece para cada indivíduo.

Em relação ao diálogo firmado com a FURG, Hugo explica que a Prefeitura Municipal buscou o apoio da universidade para que seja possível desenvolver uma feira que abranja um grupo maior da comunidade, efetivando a inclusão e a inserção de grupos ainda distantes da comunidade urbana. “Também buscamos a inserção da comunidade acadêmica no evento, com explanações, rodas de conversa e apresentações das atividades realizadas pela universidade. Assim, realizamos a apresentação da vida acadêmica para os jovens que egressam do ensino médio, mostrando novos horizontes e novas opções de desenvolvimento intelectual e social”, afirma.

O evento contará com a presença de livreiros, palestrantes, grupos de teatro e visitação da comunidade escolar. “Manter a tradição da Feira do Livro na cidade de São Lourenço do Sul é de extrema importância. Escolas municipais são mobilizadas para atividades durante o período da feira, e estimulamos a escrita, a leitura, e atividades vinculadas à literatura e ao teatro”, ressalta Hugo.

 

Este material foi produzido de acordo com as normas disciplinadas pela Instrução Normativa nº 1, de 11 de abril de 2018, bem como se ancora e respeita os demais materiais publicados até o momento no que tange o regramento para a comunicação pública dos órgãos federais durante o período de defeso eleitoral, compreendido de 2 de julho a 2 de outubro, podendo ser prorrogado até o dia 30 do mesmo mês em caso de segundo turno.