Cultura

Documentário do Movimento Ceramista ACeNa destaca construção do forno Condorhuasi e o valor da arte coletiva

Projeto tem apoio da Lei Paulo Gustavo, que fomenta as diversas manifestações culturais em São Lourenço do Sul

O Movimento Ceramista ACeNa, de São Lourenço do Sul, lançou recentemente um documentário que narra a jornada de um grupo de ceramistas na construção de um forno pré-colombiano no estilo Condorhuasi. 

Notícias Relacionadas
O projeto visa reviver técnicas ancestrais e produzir peças exclusivas, destacando o trabalho coletivo e a troca de saberes.

Com diversos depoimentos, o documentário revela como pessoas com trajetórias e habilidades diversas se uniram em torno de um objetivo comum, superando desafios e realizando projetos que pareciam impossíveis. 

“Este documentário é um tributo à arte, à cultura e à força da união”, destacaram os organizadores.

Durante o filme, os espectadores acompanham o processo de construção do forno Condorhuasi, conhecem os depoimentos dos integrantes do movimento e observam como a união de diferentes talentos gerou uma arte coletiva. Além disso, a produção destaca a importância de preservar técnicas ancestrais e valorizar a cultura.

O projeto teve o apoio da Lei Paulo Gustavo, que incentiva as diversas manifestações culturais no município.

 

Parceria com a FURG

Entre outubro e novembro de 2024, o movimento contou com o apoio do Campus FURG São Lourenço do Sul (FURG-SLS), que cedeu espaço para a realização da primeira oficina de introdução à cerâmica e criação de embalagens de tecidos, no prédio 1 da Universidade. 

"A FURG se disponibilizou de maneira muito generosa, o que foi fundamental para a realização da oficina", afirmou a docente Karina Kammer Attisano, integrante do ACeNa.

No último dia 26 de janeiro, o movimento promoveu o seu primeiro Festival Cultural, um evento que contou com a colaboração da FURG, que emprestou materiais essenciais para a infraestrutura da programação.

“A FURG disponibilizou três gazebos, telão e projetor, prestando uma assessoria na infraestrutura, o que foi muito importante”, complementou a professora.

 

Assista o documentário completo aqui.