Seminário

Docente e alunas da FURG-SLS participam do Seminário Internacional "Fazendo Gênero 13"

Seminário teve como foco a justiça climática e a educação feminista

A FURG São Lourenço do Sul (FURG-SLS) participou do Seminário Internacional "Fazendo Gênero 13 contra o fim do mundo: anti-colonialismo, anti-fascismo e justiça climática" por meio da docente Graziela Rinaldi da Rosa, da estudante do curso de Letras, Morgana Azevedo, e da estudante de Licenciatura em Educação, Laise Mallmann Schmalfuss.

Notícias Relacionadas
Durante o evento, que acontece até 2 de agosto, as alunas e a professora apresentaram os trabalhos "Conhecendo o Protagonismo de Mulheres a partir da Marcha as Margaridas" e "O pensamento de Nísia Floresta e sua Contribuição para a Educação Popular".

O seminário tem como objetivo criar um espaço interdisciplinar para diálogo e troca, reunindo pesquisadores, artistas e ativistas de movimentos sociais, com o propósito de aproximar a academia das diversas experiências do mundo, integrando pesquisa, arte e ativismo, e promovendo um conhecimento mais amplo sobre gênero, sexualidades e questões feministas.

Simpósio temático 041

Coordenado por Graziela e pela docente Márcia Silva, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), o Simpósio Temático 041 também fez parte da programação, intitulado "Educação Popular e Epistemologias Feministas Latino-Americanas".

O simpósio valoriza a produção intelectual crítica sobre os processos de colonialidade e sua influência no pensamento educacional feminista latino-americano, buscando estratégias para enfrentar a colonização europeia e androcêntrica, dando destaque aos saberes populares, especialmente das mulheres do campo, das águas, florestas e cidades. 

Além disso, o simpósio é um espaço de diálogo e visibilidade para trabalhos e práticas de ensino em educação popular, dentro da perspectiva dos estudos feministas e de gênero, reconhecendo a diversidade cultural das mulheres.