Na última quarta-feira, 20, o docente Lauro Gomes, do curso de Letras da FURG São Lourenço do Sul (FURG-SLS), participou de forma híbrida da banca examinadora da defesa de tese de Doutorado em Linguística de Giorgio Christopulos na Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais de Paris (França). A tese intitulada "Les mots dans le texte. Les éléments lexicaux de la cohésion textuelle" foi orientada pela linguista Marion Carel.
Primeiro Cine Ambiental de 2025 acontece nesta terça-feira, 14, na FURG-SLS
Alunos da FURG-SLS vivenciam práticas agroecológicas e reforçam o compromisso com o futuro do campo
PancPop consolida grupo de estudo sobre Plantas Alimentícias Não Convencionais e campesinato na FURG-SLS
"Christopulos examina a influência da significação das palavras da lingua na constituição estrutural dos textos. Para tanto, com base no quadro epistemológico e metodológico da Teoria dos Blocos Semânticos, Christopulos analisa a primeira estrofe do poema "L'Expiation" de Victor Hugo; o segundo capítulo do romance "Viagem ao fim da noite" de Louis-Ferdinand Céline e o romance "O conhecimento da dor" de Carlo Emilio Gadda.
Nas palavras do pesquisador, "consideramos que a literatura se situa no nível do entrelaçamento das palavras. Em razão disso, acreditamos que fazer linguistica é também -- espontaneamente uma forma de falar de literatura", destacou.
O júri de defesa da tese foi constituído por Marion Carel (directrice de thèse - EHESS-Paris), Corinne Rossari (rapporteuse - Université de Neuchâtel - Suiça), Elisabeth Veronica Miche Camerma (rapporteuse - Universitat Pompeu Fabra - Barcelona), Dinah Ribard (examinatrice EHESS-Paris), Philippe Roger (examinateur - EHESS-Paris), Lauro Gomes (examinateur - FURG) e Emmanuel Bouju (examinateur - Sorbonne Nouvelle - Paris). Com a tese aprovada por unanimidade pelos membros do júri de defesa, Giorgio Christopulos recebeu o título de Doutor em Ciências da Linguagem (opção Linguistica).
Marion Carel e Giorgio Christopulos integram o grupo de pesquisa "Semântica, Argumentação e Discurso Artístico" coordenado por Lauro. A parceria franco-brasileira, iniciada há alguns anos, envolve atualmente Gomes e Carel na organização de uma obra coletiva bilíngue, com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS).
"Estima-se que, até o final de 2025, a obra, que conta com textos de pesquisadores de diversos países, será publicada por editora brasileira", informou Gomes.