Educação

Docente da FURG-SLS integra banca de defesa de tese de doutorado na Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais de Paris

Participação híbrida na defesa da tese ‘Les mots dans le texte’, foi orientada pela linguista Marion Carel

Na última quarta-feira, 20, o docente Lauro Gomes, do curso de Letras da FURG São Lourenço do Sul (FURG-SLS), participou de forma híbrida da banca examinadora da defesa de tese de Doutorado em Linguística de Giorgio Christopulos na Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais de Paris (França). A tese intitulada "Les mots dans le texte. Les éléments lexicaux de la cohésion textuelle" foi orientada pela linguista Marion Carel.

Notícias Relacionadas
Segundo Lauro, a tese contribui para os estudos e pesquisas em Semântica Argumentativa, principalmente para as investigações que ultrapassam o nível frástico.

"Christopulos examina a influência da significação das palavras da lingua na constituição estrutural dos textos. Para tanto, com base no quadro epistemológico e metodológico da Teoria dos Blocos Semânticos, Christopulos analisa a primeira estrofe do poema "L'Expiation" de Victor Hugo; o segundo capítulo do romance "Viagem ao fim da noite" de Louis-Ferdinand Céline e o romance "O conhecimento da dor" de Carlo Emilio Gadda.

Nas palavras do pesquisador, "consideramos que a literatura se situa no nível do entrelaçamento das palavras. Em razão disso, acreditamos que fazer linguistica é também -- espontaneamente uma forma de falar de literatura", destacou.

O júri de defesa da tese foi constituído por Marion Carel (directrice de thèse - EHESS-Paris), Corinne Rossari (rapporteuse - Université de Neuchâtel - Suiça), Elisabeth Veronica Miche Camerma (rapporteuse - Universitat Pompeu Fabra - Barcelona), Dinah Ribard (examinatrice EHESS-Paris), Philippe Roger (examinateur - EHESS-Paris), Lauro Gomes (examinateur - FURG) e Emmanuel Bouju (examinateur - Sorbonne Nouvelle - Paris). Com a tese aprovada por unanimidade pelos membros do júri de defesa, Giorgio Christopulos recebeu o título de Doutor em Ciências da Linguagem (opção Linguistica).

Marion Carel e Giorgio Christopulos integram o grupo de pesquisa "Semântica, Argumentação e Discurso Artístico" coordenado por Lauro. A parceria franco-brasileira, iniciada há alguns anos, envolve atualmente Gomes e Carel na organização de uma obra coletiva bilíngue, com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS). 

"Estima-se que, até o final de 2025, a obra, que conta com textos de pesquisadores de diversos países, será publicada por editora brasileira", informou Gomes.