Duas palestras que versaram sobre o cooperativismo na região sul, ministradas pela comunidade acadêmica da FURG, oportunizaram que o campus São Lourenço do Sul iniciasse o ciclo de discussões previstas no 2º Festival de Inverno Lourenciano.
Alunos de Agroecologia da FURG-SLS desenvolvem projetos para resolver desafios em agroecossistemas familiares
Projeto PancPop fortalece laços com agroindústria familiar em Santa Catarina em prol da expansão das Panc
Candidatos à reitoria da FURG apresentam propostas no Campus de São Lourenço do Sul
A mesa que deu início ao setor de palestras do festival contou com a presença das docentes Desirée dos Santos, Liandra Caldasso e Marcia Umpierre. O trio buscou refletir sobre o papel do cooperativismo e da economia solidária no fomento à geração de trabalho e de renda.
Além de trazerem métricas sobre a economia local, as professoras proporcionaram um panorama com os princípios que regem tanto o cooperativismo, como a economia solidária; explicaram como se dá a atuação do campus São Lourenço do Sul a partir do curso de Gestão de Cooperativas e da Incubadora de Empreendimentos de Economia Solidária (Ineesol), e contaram um pouco mais sobre a relação da universidade com as cooperativas e grupos de economia solidária do município.
Presentes na atividade, integrantes da Associação Ecológica de Recicladores de São Lourenço do Sul (Asser)/Cooperforte, assessorados por um projeto de extensão da universidade, também puderam relatar os desafios enfrentados na coleta de material reciclável em solo lourenciano, e como a aproximação com a FURG atuou no fortalecimento da associação/cooperativa e na visibilidade do grupo.
A palestra “O uso de energias renováveis em cooperativas e no meio rural: um caminho para a sustentabilidade”, com a gestora de cooperativas Arlete Steinfels, deu continuidade às atividades da manhã. Em sua fala, Arlete – que é egressa da FURG-SLS – apresentou o estudo que desenvolveu em seu trabalho de conclusão de curso, onde avaliou a importância de processos cooperativos para a implementação de energia fotovoltaica em áreas rurais.
Com dados, demonstrou a necessidade de ampliar e diversificar a matriz energética de São Lourenço do Sul. Assim, fomentou a ideia de instalação de placas solares junto às plantações, alternativa que atuaria não só na captação de energia, mas na criação de uma barreira a intempéries, protegendo a produção de famílias agricultoras.
Outras atividades com pessoas vinculadas à FURG integram a programação do evento. Confira e participe:
08/08
14h Palestra “A importância da gestão de resíduos sólidos”, com a docente da FURG-SLS, Juliana Prevedello
09/08
17h Palestra "Piscicultura", com o docente da FURG-SLS, Eduardo Antunes Dias
10/08
15h Palestra “Como a inovação pode ser aplicada à minha empresa”, com o coordenador de empreendedorismo e incubação de empresas da FURG, Alessio Almada
16h30 Apresentação de Pitches de Startups da Região Sul, com a presença da Composta São Lou, empresa da agroecóloga e aluna egressa da FURG-SLS, Julhana Figueiredo
Este material foi produzido de acordo com as normas disciplinadas pela Instrução Normativa nº 1, de 11 de abril de 2018, bem como se ancora e respeita os demais materiais publicados até o momento no que tange o regramento para a comunicação pública dos órgãos federais durante o período de defeso eleitoral, compreendido de 2 de julho a 2 de outubro, podendo ser prorrogado até o dia 30 do mesmo mês em caso de segundo turno.