Na última quinta-feira, 11, o núcleo docente estruturante do curso e o Diretório Acadêmico de Gestão de Cooperativas da FURG São Lourenço do Sul (FURG-SLS) promoveram o I Café Cooperativo.
Alunos da LEdoC promovem ação educativa sobre saúde alimentar em São Lourenço do Sul
Estudante de Letras da FURG-SLS lança livro com líder do Movimento Negro sobre a quilombola Maria Lina
Alunos de Agroecologia da FURG-SLS desenvolvem projetos para resolver desafios em agroecossistemas familiares
Estiveram presentes membros da Cooperativa Mista de Pequenos Agricultores da Região Sul (Coopar), da Cooperativa dos Catadores de Material Reciclável de São Lourenço do Sul (Coopeforte/Asser), do Sistema de Cooperativas Financeiras do Brasil (Sicoob), da União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes), e representante do mandato do deputado estadual Zé Nunes (PT-RS).
Na ocasião, a docente e coordenadora do curso de Gestão de Cooperativas, Márcia Umpierre, destacou a importância do cooperativismo na região e a necessidade de interação entre as cooperativas, processo denominado intercooperação.
Durante a atividade, a organização também apresentou o curso de Gestão de Cooperativas aos participantes e detalhou as ações desenvolvidas por alunos e professores na região, colocando a universidade à disposição para ouvir e atender demandas dos cooperados presentes. “Um curso de gestão de cooperativas existe para atender as cooperativas, para formar profissionais para atuar nesses lugares”, explicou Márcia.
Segundo a docente, o evento permitiu compreender melhor as necessidades e preocupações das cooperativas locais, estabelecendo estratégias para que a universidade possa ajudá-las. Além disso, foi possível pensar em como as cooperativas podem igualmente auxiliar o curso de Gestão de Cooperativas da FURG no interior de suas organizações.
Com o êxito do primeiro Café Cooperativo, planeja-se realizar uma nova edição para incluir as cooperativas que não puderam participar deste encontro.