Para encerrar o semestre do curso de Licenciatura em Educação do Campo com ênfase em Ciências da Natureza e Ciências Agrárias, foi realizado o 4º Seminário Integrador do Curso de Educação do Campo, no prédio 3 do Campus São Lourenço do Sul.
Alunos de Agroecologia da FURG-SLS desenvolvem projetos para resolver desafios em agroecossistemas familiares
Projeto PancPop fortalece laços com agroindústria familiar em Santa Catarina em prol da expansão das Panc
Candidatos à reitoria da FURG apresentam propostas no Campus de São Lourenço do Sul
Os estudantes do curso de Licenciatura em Educação do Campo possuem aula com professores de diversas áreas, o que possibilita um fecundo diálogo interdisciplinar e uma formação sólida na área. Durante o Seminário foi realizada uma tarde de formação sobre metodologias de ensino e pesquisa na educação em Ciências, realizada por Antonio Dalmolin, Marilisa Bialvo Hoffmann e Saul Schirmerl, que foram docentes convidados de outras Universidades, e a professora Carmen Regina Deantoni, Licenciada em Educação do Campo. O encontro contou também com uma palestra e formação docente que envolveu estudantes, professores da rede básica de ensino e docentes da Universidade, cujo tema abordado foi "Língua de Sinais: Propostas inclusivas, conhecimentos e definições", realizada por Tamara Medeiros Garcia e a professora Lucila dos Santos Vales.
A semana foi marcada por intensa programação organizada pela professora Graziela Rinaldi da Rosa, responsável pelas disciplinas de Práticas Educativas Escolares e Comunitárias, que ocorrem durante o tempo com a comunidade. O curso é regido pelo regime de alternância e os estudantes desenvolvem suas atividades acadêmicas em diálogos com suas comunidades, conciliando suas atividades de trabalho no campo.
Dentre a diversidade de temas trabalhados, destacam-se o bem-estar dos animais de tração de São Lourenço do Sul; manejo agroecológico de produção animal e vegetal; plantas alimentícias não-convencionais e soberania alimentar; conservas caseiras, saberes populares e práticas educativas do campo; a história do movimento de Consciência Negra de São Lourenço do Sul; negritude, racismo e respeito; cultura e movimento surdo no Brasil; Língua Brasileira de Sinais e literatura surda; manejo da produção de alimentos nas propriedades rurais familiares em sistemas orgânicos e agroecológicos; povos tradicionais do campo e práticas agrárias; Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), merenda escolar, valorização dos sujeitos do campo através da promoção da agricultura familiar.