A primeira Semana Acadêmica do curso de Letras – Língua Portuguesa e Literatura de Língua Portuguesa do Campus FURG São Lourenço do Sul (FURG-SLS) foi finalizada na última sexta-feira, 30.
PET Árvore da FURG-SLS e Seplama fortalecem políticas públicas para arborização urbana em São Lourenço do Sul
Projeto CineClube encerra programação com exibição de “Emilia Pérez” nesta sexta-feira, 1º
Professor da FURG-SLS identifica e explica caso raro de reversão sexual em galinha no interior do município
O evento havia sido adiado anteriormente, devido ao falecimento do professor Valter Fritsch, ocorrido em 21 de janeiro deste ano.
Organizada por docentes e discentes, a Semana Acadêmica teve como marca a valorização da cultura universitária e a consolidação do curso no campus.
"Feita por e para os estudantes, desde sua concepção até a execução, ela é uma grande demonstração da autonomia de nossos acadêmicos e de todas as potencialidades que nosso grupo apresenta – e elas são muitas. Somos um curso forte, coeso, unido, gentil, com corpo docente e discente humano e qualificado. Tenho muito orgulho dos alunos e colegas que aqui encontrei!", destacou a professora Gabriela Barboza.
Durante os cinco dias de atividades, os estudantes participaram de debates com convidados e professores sobre experiências, perspectivas e desafios nas áreas de Língua e Literatura, envolvendo temas relevantes à formação dos futuros profissionais de Letras.
Letícia Chaplin, docente e coordenadora adjunta do curso, conta que o evento foi promovido com carinho, visando proporcionar aos estudantes um espaço privilegiado de formação e de diálogo interdisciplinar.
“Para mim, é com muita alegria que faço essa observação: este evento marca a trajetória do curso de Letras de São Lourenço do Sul não apenas pela intensa sinergia entre estudantes e professores para ver a SAL acontecer, mas principalmente pelo fortalecimento do vínculo dos acadêmicos com o curso, o que resultou em um encontro mais que produtivo ou formativo: tivemos uma semana absolutamente inspiradora para todos nós”, afirmou.
Eduardo Vogelmann, diretor da FURG-SLS, também destacou a importância da Semana Acadêmica como espaço de formação ampliada e interação entre os estudantes e professores do curso.
"Também foi importante para todos trocarem experiências e discutirem temas relevantes da área, enriquecendo a formação acadêmica", complementou.
A cerimônia de abertura, realizada na segunda-feira, 26, contou com a recitação de um poema escrito pelo estudante Bruno Lourenço e com a conferência “Desafios para o profissional de Letras no século 21”, ministrada pelo professor Antonio Marcos Sanseverino, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Estiveram presentes o diretor pedagógico da Pró-Reitoria de Graduação, Arisson Vinícius Gonçalves, representando a reitora Suzane Gonçalves; a coordenadora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto, Priscila Bosenbecker Blank representando o prefeito Zelmute Marten; o diretor do Instituto de Letras e Artes (ILA), Marcelo Gobatto; o coordenador do curso de Letras, João Cláudio Arendt; e a egressa da primeira turma do curso, Renata Nunes Gehling Krause, que representou os estudantes da comissão organizadora.
Na terça-feira, 27, a mesa-redonda debateu o ensino da Língua Portuguesa, com participação de Carmen Luci da Costa Silva, Camila Lawson Scheifer e Elaine Nogueira da Silva, que foi diretora do Instituto de Letras e Artes (ILA) durante a criação e implementação do curso de Letras no campus São Lourenço do Sul.
Neste dia, os estudantes também realizaram uma emocionante ao professor Valter, destacando sua passagem pelo curso e legado de dedicação e afetividade na graduação.
Na quarta-feira, 28, o debate se voltou para o ensino de Literatura, com foco em temáticas como literatura antirracista, abordada pelas professoras Rosane Cardoso e Mara Lúcia Barbosa, além da literatura infantil e juvenil, com a professora Flávia Ramos.
A quinta-feira, 29, contou com a participação da comunidade lourenciana, marcada pela presença do Centro de Escritores Lourencianos (CEL) e do Programa de Pós-Graduação em Letras da FURG (PPGLET), representado por estudantes e pelo coordenador, professor Mauro Nicola Póvoas, que apresentou as possibilidades de aprofundamento de pesquisas acadêmicas por meio dos cursos de Mestrado e Doutorado.
A programação também envolveu oficinas, ministradas por estudantes do PPGLET e pelo professor João Cláudio Arendt, que conduziu uma oficina de escrita criativa.
O encerramento ficou com a conferência da professora Carmen Matzenauer, que já havia atuado como docente visitante no curso e foi homenageada pelos estudantes.
Segundo Cristiane Gomes Freitas, acadêmica do 3º semestre que participou como ouvinte e monitora, a vivência foi enriquecedora e marcou a trajetória dos alunos.
“Foi transformador presenciar as falas dos palestrantes e poder ampliar meus conhecimentos, além da interação com colegas e professores, que enriquece nossa vivência na Universidade e para além dela”, compartilhou.