No dia 14 de julho, o curso de Letras – Português e Literaturas de Língua Portuguesa do Campus FURG São Lourenço do Sul (FURG-SLS) realizou o 1° Seminário de Estágio Curricular Supervisionado voltado ao Ensino Fundamental.
FURG-SLS e parceiros promovem workshops gratuitos voltados ao empreendedorismo e à segurança alimentar
PET Gestão Ambiental promove bate-papo sobre observação de aves nesta quinta-feira, 24
PancPop leva experiências do Rio Grande do Sul ao maior encontro nacional sobre PANC, em Minas Gerais
A atividade contou com uma mostra dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos ao longo do semestre em suas vivências como estagiários.
Os relatos envolveram trocas, reflexões e experiências em diferentes instituições de ensino, tanto da rede municipal quanto estadual, incluindo a Escola Municipal de Ensino Fundamental Francisco Frömming, no interior do município, o que agregou ainda mais diversidade à atividade.
Na avaliação da professora Camila, o seminário foi um espaço essencial para reconhecer o esforço e o amadurecimento dos estudantes no enfrentamento do cotidiano escolar.
“Estágio realmente sempre é um momento muito difícil, e um momento de colocar em prática todo o conhecimento teórico adquirido nas disciplinas ao longo do curso. Então, ter esse momento de enfrentar uma sala de aula realmente traz à tona toda a preparação desse aluno”, destaca.
Além das apresentações, o evento contou com duas palestras que ampliaram o debate sobre o papel da docência e os desafios enfrentados no ambiente escolar.
A professora Janaína Lapuente, do Instituto de Educação da FURG, falou sobre “O estágio supervisionado como espaço de reflexão sobre o exercício da docência”.
Em seguida, a professora Jane Felipe, da UFRGS e do Instituto Federal Catarinense (IFC), abordou o tema “Violências de gênero no contexto da escola: o que pode a educação?”, convidando os presentes a refletirem sobre as múltiplas formas de enfrentamento da violência nas instituições de educação.
Além de marcar o encerramento de uma etapa fundamental da graduação, o seminário também teve como objetivo valorizar e dar visibilidade às experiências vivenciadas em sala de aula pelos estagiários, sendo um evento pensado como um espaço de construção coletiva e socialização do conhecimento produzido durante o estágio, como destaca a professora Gabriela.
“O seminário foi pensado justamente para divulgação e construção desse espaço do relato de experiência, da apresentação do estágio. Como nós somos um curso que não temos TCC, eu acho bem importante que exista esse evento, que é o primeiro evento de finalização de estágio. Foi muito importante essa experiência e a socialização dessa experiência dentro do âmbito universitário, que também foi aberta a toda a comunidade acadêmica, não só do curso de Letras, mas de todos os cursos que compõem o campus”, afirmou.
Além disso, a docente também falou sobre o crescimento do curso no campus e o compromisso dos estudantes.
“O curso de Letras é jovem, mas já vai para sua segunda turma de licenciados. Fiquei muito feliz com o resultado dos estágios, com essas singularidades dos discentes, que conseguiram, transpondo obstáculos, construir seu estágio de forma muito profícua e com grande propriedade.”
O evento contou com a emissão de certificados para os ouvintes e foi especialmente recomendado aos estudantes que ainda realizarão os estágios nos próximos semestres.
A experiência também foi marcante para os alunos que participaram da atividade. Leila Nunes Pinto, estudante do 7º semestre do curso de Letras, foi uma das estagiárias que apresentou seu percurso durante o seminário.
Para ela, o encontro foi um momento de troca, acolhimento e reafirmação da escolha pela docência.
“Participar do Seminário Curricular Supervisionado, apresentando minha experiência de estágio, foi incrível. Compartilhar com os professores e colegas os desafios de estar em sala de aula foi reconfortante, pois, embora cada escola e sala de aula tenha suas particularidades, nos deparamos com desafios semelhantes. Ao dividir nossas experiências uns com os outros, percebemos que não estamos sozinhos nessa caminhada. A importância desse encontro para a minha formação acadêmica foi exatamente essa troca e o apoio que recebemos dos colegas e professores, em um momento que revela muito sobre a profissional que serei no futuro".
Outro participante do seminário foi Marcos Vinicius Ribeiro Peres, estudante do 8º semestre do curso de Letras.
De acordo com Marcos, a vivência no estágio e a oportunidade de compartilhamento no evento foram fundamentais para refletir sobre os desafios reais da docência.
"É ali que colocamos em prática tudo que aprendemos. Vemos a realidade da escola, a realidade social, a realidade dos estudantes. Dentro da Universidade, a gente aprende a matéria, a teoria, as hipóteses sobre o que acontece, mas é na prática que a gente vê realmente o que acontece. O meu estágio foi muito gratificante, fiquei muito feliz, e recomendo que todos os demais estagiários façam isso. Acho essencial participar desse processo", pontuou.
Por fim, Lara afirma que essa etapa representa um momento impactante na formação docente dos alunos, destacando o comprometimento da turma ao longo do processo.
“Certamente, nós tivemos uma turma muito especial, uma turma muito dedicada, comprometida, responsável, e que levou à frente. Todos conseguiram finalizar, tiveram seus percursos diferentes, experiências docentes em escolas diferentes, tanto municipais quanto estaduais, aqui em São Lourenço”, concluiu.