O Coletivo de Entomologia do Campus FURG São Lourenço do Sul (FURG-SLS), em parceria com o projeto PET Gestão Ambiental, recebeu nos dias 26 de junho e 10 de julho estudantes de duas escolas municipais para realizar visitas guiadas aos laboratórios da Universidade.
Entre os participantes estavam alunos do 8º e 9º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Machado de Assis e crianças do maternal da Escola Municipal de Ensino Fundamental Martinho Lutero, localizada na zona rural do município.
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Ciência aplicada
Com foco na importância dos insetos para os ecossistemas e para a vida humana, a visita da escola Machado de Assis abordou os insetos no contexto das cadeias tróficas, destacando espécies ameaçadas como os vaga-lumes (Coleoptera: Elateridae) e sua relação com a conservação das águas da Laguna dos Patos.
No Laboratório de Instrumentação Biológica (LIB), os estudantes conheceram projetos do Coletivo voltados ao controle biológico conservativo e ao uso de fitoprotetores botânicos no manejo agroecológico. Já no Laboratório de Microscopia, os estudantes participaram de uma atividade de observação do solo vivo, considerado essencial para a saúde dos sistemas de produção de alimentos.
A prática provocou reflexões sobre a separação dos resíduos domiciliares e o destino adequado dos resíduos orgânicos, especialmente quando direcionados à compostagem, que contribui para a conservação ambiental. Além disso, os alunos observaram, com o auxílio de lupas estereoscópicas, a fauna de invertebrados presente em uma amostra de substrato originada do processo de compostagem da Casa dos Estudantes do campus.
Durante a atividade, os alunos visualizaram larvas de moscas, besouros, formigas, cupins e outros insetos, relacionando sua presença à importância ecológica desses organismos como detritívoros e agentes fundamentais na formação do solo.
De acordo com Pedro Cardoso, estudante do curso de Gestão Ambiental e integrante do PET Gestão Ambiental, o Coletivo já mantém parcerias consolidadas com escolas por meio do PET Escola. Os planejamentos das instituições atendidas pelo programa frequentemente incluem visitas técnicas aos laboratórios da FURG e oficinas de entomologia, fortalecendo o interesse de crianças e adolescentes pela ciência.
"A integração entre esses dois projetos de extensão tem gerado impactos significativos na educação pública do município. O reconhecimento vem por meio dos feedbacks positivos recebidos, que frequentemente resultam em novos convites para continuidade das ações. Essa colaboração fortalece os laços entre a universidade e a comunidade escolar, promovendo uma troca de saberes concreta, acessível e transformadora", afirmou o estudante.
Conhecimento para além da sala de aula
A visita da escola Martinho Lutero, organizada em parceria com a professora Crissie Ribeiro, teve como diferencial a presença das mães das 12 crianças participantes, com idades entre 3 e 4 anos. Patrícia Lovatto, coordenadora do Coletivo, destacou que a presença das mães durante a visita foi uma grata surpresa.
“A visita foi ainda mais aproveitada, pois as crianças estavam acolhidas e entusiasmadas em fazer seus relatos sobre a relação daquilo que estavam observando com o seu cotidiano. Conseguimos, a partir desta dinâmica, dialogar com as famílias daquelas crianças sobre questões delicadas e urgentes que vimos trabalhando no Coletivo como o sumiço de polinizadores e de insetos importantes para o controle biológico natural das lavouras, como predadores e parasitoides. A visita possibilitou pensarmos, junto da escola, atividades posteriores a serem realizadas com as famílias do campo vinculadas à Martinho Lutero, abordando questões como reconhecimento de danos e insetos nas lavouras e formas de manejo, economicamente viáveis e ambientalmente seguras”, relatou.
Segundo a docente, a participação das famílias permitiu ampliar o diálogo sobre temas sensíveis e urgentes trabalhados pelo Coletivo, como o desaparecimento de polinizadores e a importância de insetos benéficos para o controle biológico natural, como predadores e parasitoides.
"A visita possibilitou pensarmos, junto da escola, atividades posteriores a serem realizadas com as famílias do campo vinculadas à Martinho Lutero, abordando questões como reconhecimento de danos e insetos nas lavouras e formas de manejo, economicamente viáveis e ambientalmente seguras”, completou.
A atividade com a escola foi marcada por ludicidade, acolhimento e troca de saberes. Logo na chegada, as crianças foram recebidas por Thais Prudente, Jaqueline Fischer e pela professora Patrícia Lovatto, caracterizadas como borboleta, joaninha e formiga.
Com fantasias coloridas e falas acessíveis, elas deram início à atividade abordando, de forma lúdica, a importância dos "bichinhos do jardim" para a saúde das plantas e do solo.
A visita surgiu a partir da iniciativa da professora da turma do Jardim B, que buscava uma forma de enriquecer o trabalho pedagógico desenvolvido em sala de aula. Ao saber que a FURG trabalhava com insetos em suas atividades de ensino e extensão, ela identificou a oportunidade de aproximação com a Universidade.
“A visita ao laboratório proporcionou às crianças uma experiência enriquecedora, permitindo a observação detalhada de diversos insetos e animais de jardim. A atividade, planejada em consonância com o tema da feira de ciências, despertou a curiosidade e o interesse dos alunos, que demonstraram grande engajamento ao explorar o ambiente laboratorial. A observação direta, com o auxílio de lupas e microscópios, possibilitou a identificação de características e particularidades desses seres vivos, enriquecendo o aprendizado e preparando o terreno para a apresentação na feira”, compartilhou a professora Crissie.
No Laboratório de Microscopia, acompanhadas pelas mães, as crianças puderam observar diversos insetos e outros artrópodes, como gafanhotos, vespas, lagartas, aranhas, percevejos, moscas e libélulas, enquanto ouviam histórias e também compartilhavam as suas.
A interação entre ciência e saber popular foi um dos pontos altos da experiência, como relatou a estudante de Agroecologia Jaqueline Fischer.
"O encantamento das crianças ao verem os 'bichinhos do jardim', tema que vêm estudando na escola, foi imediato e contagiante. Seguimos para o laboratório de instrumentação biológica, onde, mais do que observar, conversamos. Criamos um espaço de troca entre ciência e saber popular, e tivemos a oportunidade de compartilhar nosso trabalho sobre o manejo agroecológico de insetos, em um contexto que dialoga diretamente com a realidade dessas famílias. Foi emocionante ver como a ciência pode se conectar à vivência do campo de forma tão orgânica. Ver os olhos das crianças brilhando diante da lupa e sentir o interesse das mães reforçou em mim a convicção de que o conhecimento (e a universidade) só cumpre seu papel quando ultrapassa fronteiras e se coloca a serviço do coletivo", destacou Fischer.
Para Fátima Luana Barbosa Roloff, mãe do aluno Luan, do pré A, a visita foi uma oportunidade de aprendizado não apenas para as crianças, mas também para as mães.
“Foi uma tarde de muito aprendizado. O Luan chegou em casa contando pro pai que viu uma formiga gigante no ‘telescópio’”, disse.
Roloff ainda destacou que a atividade permitiu conhecer melhor a importância de certos insetos para o cuidado com hortas e plantas, além de entender o que pode ou não ser colocado no solo para manter sua vitalidade. “Aprendemos sobre as borboletas e o processo que passam até se tornarem tão lindas. Gostamos muito de aprender”, completou.
Por fim, Rafaela Iwen Hartwig, mãe da estudante Kamily, também destacou o impacto positivo da atividade. “Gostei bastante do jeito como a professora interagiu com as crianças, tornando o momento de aprendizado bem divertido. Para eles, de certa forma para eles foi uma brincadeira. Feliz pela FURG ter proporcionado isso a eles. Com certeza contribuiu muito no aprendizado das crianças”, frisou.