No último dia 8 de julho, estudantes da disciplina Entomologia Geral Aplicada à Agroecologia, ministrada pela professora Patrícia Lovatto, do Campus FURG São Lourenço do Sul (FURG-SLS), participaram de uma visita técnica ao Laboratório de Entomologia da Embrapa Clima Temperado, em Pelotas.
Alunos de Gestão de Cooperativas da FURG-SLS realizam oficinas na Escola Cruzeiro do Sul
Curso de Letras da FURG-SLS realiza primeiro seminário de Estágio Curricular Obrigatório
FURG promove seminário sobre gestão de resíduos urbanos e rurais em São Lourenço do Sul
Durante a visita, os alunos vivenciaram a rotina e tiveram acesso às coleções entomológicas de referência no país, além de resguardar uma das coleções de insetos mais antigas.
Os estudantes conheceram as metodologias envolvidas na criação de insetos, refletindo sobre suas potencialidades e desafios dentro da perspectiva agroecológica.
Outro destaque foi o diálogo com estudantes de pós-graduação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), que desenvolvem pesquisas em parceria com a Embrapa, proporcionando aos alunos da FURG a oportunidade de conhecer caminhos para estágios e continuidade acadêmica na área da Entomologia.
“Essa é uma visita que sempre procuramos oportunizar nesta disciplina. No ano passado não conseguimos, por conta do calendário reduzido, greve e inundação. Este ano, agendamos a visita com a Embrapa logo no início do semestre, porém, fomos surpreendidos pela indisponibilidade de viaturas da Universidade. Como não poderíamos deixar de vivenciar essa experiência prática com os estudantes, com a ciência do Instituto de Ciências Biológicas da FURG, realizamos a visita com recursos próprios e ficamos na torcida para que o contingenciamento de recursos seja resolvido com brevidade para o êxito das atividades de ensino, pesquisa e extensão que desenvolvemos”, destacou Lovatto.
Na chegada à Embrapa, os estudantes foram recebidos pelo pesquisador Dr. Dori Nava, responsável pelo laboratório, e acompanharam a visita guiada ao lado dos pós-graduandos Christian Peter Demari, doutorando em Fitossanidade, e Josiane Nobre Peres, mestranda em Ciências Ambientais, ambos da UFPel.
Christian Peter Demari compartilhou detalhes sobre as pesquisas realizadas no local, que envolvem alunos de diferentes níveis de ensino, desde a graduação até o doutorado.
“Em parceria com a Embrapa, realizamos pesquisas sobre o controle biológico e maneiras sustentáveis de manejar populações de insetos causadoras de danos na produção da fruticultura.”, explicou.
A visita contou ainda com a presença do agroecólogo Ronaldo Augusto da Silva, egresso da FURG e atual educador na Escola Família Agrícola da Região Sul (EFASUL), além de colaborador do Coletivo de Entomologia da FURG-SLS.
Para Thais Prudente, estudante do 3º semestre do curso de Agroecologia da FURG, a experiência aprofundou discussões sobre taxonomia, sistemática e identificação de espécies.
“Incluindo polinização, predação, decomposição e controle biológico. A visita reforçou a importância de observar os insetos não apenas como pragas, mas como organismos com funções ecológicas diversas. Saímos da visita com um olhar mais afinado e crítico sobre o papel dos insetos nos agroecossistemas e quais são as contribuições da agroecologia para a pesquisa na área da entomologia”, pontuou.
Já o estudante Nicolas Setti destacou o impacto sensorial da visita que dá ânimo para continuar os estudos.
“Infelizmente, a FURG carece ainda de uma estrutura adequada para o avanço dos estudos entomológicos, então estar num laboratório tão bem equipado de coleções naturais, ferramental e, sobretudo, pessoas (pesquisadoras, técnicas, trabalhadoras) engajadas em um metódico cuidado foi, antes de tudo, de dar ânimo”, frisou.
Por fim, Nicolas afirmou que a experiência ajudou a dimensionar a grandeza dos espaços que os estudantes da Universidade podem acessar.
“Nos vislumbram de tantos outros lugares que podemos vir a ocupar pelo curso de Bacharel em Agroecologia na região, no Rio Grande do Sul e no Brasil”, concluiu.