O Coletivo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Entomologia Aplicada à Agroecologia do Campus FURG São Lourenço do Sul (FURG-SLS) recebeu, no dia 22 de julho, 20 alunos do 4º ano do ensino fundamental da Escola Padre José Herbst para participar da última visita guiada do primeiro semestre.
PET Árvore da FURG-SLS e Seplama fortalecem políticas públicas para arborização urbana em São Lourenço do Sul
Projeto CineClube encerra programação com exibição de “Emilia Pérez” nesta sexta-feira, 1º
Professor da FURG-SLS identifica e explica caso raro de reversão sexual em galinha no interior do município
O encontro foi resultado de um contato feito durante o Junho Ambiental, evento promovido pela Prefeitura na Praça Central Dedê Serpa, onde o coletivo participou de uma ação voltada à aproximação com as escolas do município.
Durante a visitação, os estudantes conheceram a rotina de pesquisas do coletivo no Laboratório de Instrumentação Biológica, além das coleções entomológicas e da criação de insetos vivos mantidos para as rotinas de bioensaios do laboratório.
No Laboratório de Microscopia, foi feita uma atividade prática de observação de insetos e outros invertebrados em amostras de composteira, relacionando o que foi observado com os papéis ecológicos de cada espécie.
Entre os relatos dos estudantes, chamou atenção o entusiasmo com a experiência e o desejo manifestado de, no futuro, estudar na FURG. Para a docente Patrícia Lovatto, coordenadora do projeto, esse tipo de retorno reforça a importância das ações de aproximação com as escolas.
"Isso é muito gratificante para nós, despertar o interesse pela pesquisa e para a continuação dos estudos em nível superior nas crianças que ainda estão no ensino fundamental. Trata-se de uma construção com eles, e isso é muito positivo para o futuro dessas crianças e da nossa sociedade", afirmou.
Na avaliação de Faustia, a atividade contribuiu para tornar mais significativos os conteúdos trabalhados em sala e ampliar o olhar das crianças para além do livro didático.
“Também aprenderam a valorizar a vida de todos os seres e a importância de cada um na existência dos outros, inclusive dos seres humanos. Muitos nunca tinham usado um microscópio nem experienciado a visualização de seres por meio desse equipamento. Saíram encantados e motivados a pesquisar”, compartilhou.
O Coletivo está em recesso acadêmico até 18 de agosto e abrirá a agenda para novas visitações em setembro.