O Coletivo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Entomologia Aplicada à Agroecologia da FURG/SLS participou, na última sexta-feira, 23, de um evento anual que teve como demanda a temática dos insetos. A programação, com duração de quatro horas, envolveu a palestra "Proza sobre Mulheres, Insetos e Agricultura", além de mostras de insetos e plantas repelentes e atrativas.
Curso de Gestão em Cooperativas da FURG-SLS conquista nota máxima em avaliação do MEC
Projeto do curso de Letras da FURG-SLS fortalece laços entre escola e Universidade com foco na cultura negra
Estudantes criam Centros Acadêmicos de Educação do Campo e de Letras/Português na FURG-SLS
Entre os participantes estavam as bolsistas do coletivo e estudantes da FURG, Mariéla Ceteno, Jaqueline Fischer, Aline Mello e a colaboradora egressa do curso de Educação do Campo, Carina Rusch, além das professoras Letícia Hellwig e Patrícia Lovatto. “Foram três dias de trabalho, organizando plantas para serem distribuídas, incluindo as 85 mudas que foram entregues. Os estudantes também produziram material sobre manejo de insetos”, informou Patrícia.
A atividade discutiu temas relacionados à saúde das mulheres do campo, “sendo que neste ano optaram por conhecer mais sobre os insetos e formas de manejá-los na produção agrícola”, disse Lovatto. No total, 85 mulheres agricultoras de diferentes localidades participaram da atividade, que desmistificou percepções equivocadas sobre alguns grupos de insetos. O encontro também contribuiu para o conhecimento sobre espécies comuns que desempenham um papel crucial na saúde dos cultivos, por meio do controle biológico natural, e promoveu o empoderamento das mulheres na temática.
“São mulheres que, a partir dessa temática, encontram também uma forma de se empoderar em relação aos seus sistemas de produção, entendendo que são capazes de intervir positivamente no manejo dos cultivos, que geralmente é uma questão muito ligada aos homens”, destacou Patrícia.
Também foram compartilhados conhecimentos sobre plantas espontâneas, ornamentais, medicinais e aromáticas, que podem atrair insetos predadores, parasitoides e polinizadores. A atividade ainda envolveu a divulgação do Campus da FURG São Lourenço do Sul. Segundo Patrícia, houve muitas perguntas e manifestações de interesse, considerando que a maioria dos cursos do campus é voltado para as questões ambientais e agrícolas.
“Ao final da atividade, que envolveu mostra de plantas e insetos, cada participante levou para casa uma muda da espécie Tagetes patula (Asteraceae, reconhecidamente atuante como atrativa para predadores e repelente para espécies fitófagas (que se alimentam dos cultivos), e panfletos com dicas para o cultivo consorciado, manejo e identificação de insetos importantes para a saúde das hortas e pomares”, complementou Lovatto.