Cinema

CineClube Café & Conversa exibe "Toda Nudez Será Castigada" nesta quinta-feira, 10, na FURG-SLS

Filme de Arnaldo Jabor, inspirado em peça de Nelson Rodrigues, será debatido em encontro aberto ao público

O projeto cultural CineClube Café & Conversa da produtora Cine Millenium promove nesta quinta-feira, 10, a exibição do filme “Toda Nudez Será Castigada” (Brasil, 1973), obra dirigida por Arnaldo Jabor e baseada na peça de Nelson Rodrigues. 

Notícias Relacionadas
A sessão acontece às 18h30, na sala 3201 do prédio 3 do Campus FURG São Lourenço do Sul (FURG-SLS), localizado na Avenida Marechal Floriano Peixoto, 1290. A atividade é gratuita e aberta à comunidade interna e externa da Universidade.

Após a programação, os participantes serão convidados a participar de uma roda de conversa, que busca promover o debate crítico a partir do filme escolhido.

Sinopse

A trama gira em torno de Herculano (Paulo Porto), um viúvo conservador que, após prometer ao filho Serginho (Paulo Sacks) nunca se relacionar com outra mulher, se vê dividido entre os próprios desejos e os valores familiares. 

Influenciado pelo irmão Patrício (Paulo César Pereio), que age por interesse, Herculano conhece Geni (Darlene Glória), uma mulher estigmatizada pela sociedade, com quem vive um romance. À medida que os sentimentos entre os dois crescem, também aumentam os conflitos morais e familiares que cercam o protagonista.

O filme é reconhecido pela crítica como uma das adaptações mais impactantes da obra de Nelson Rodrigues para o cinema, "Toda Nudez Será Castigada" venceu o Urso de Prata no Festival de Berlim em 1973 e é considerado um marco na cinematografia brasileira, especialmente por evidenciar uma ótica sobre hipocrisia, repressão e moralidade.