O campus São Lourenço do Sul recebeu a administração superior da FURG na última segunda-feira, 19, como parte da atividade "Reitoria Itinerante". Durante a visita, foram realizadas reuniões com estudantes e servidores, para que a gestão da universidade pudesse ouvir e compreender as demandas locais, além de apresentar as novas ações previstas pela universidade a curto, médio e longo prazo. No final da tarde, um sarau junino organizado pela Diretoria de Arte e Cultura (DAC) promoveu a integração entre os presentes.
Projeto “Escola na Universidade” promove novas oficinas de microscopia na FURG-SLS
Ciclo de palestras da 11ª Feira Municipal do Conhecimento acontece nesta sexta-feira, 7, na FURG-SLS
PIBID de Letras da FURG-SLS participa da Feira do Livro de São Lourenço do Sul com projeto de troca de livros
Também estiveram presentes os representantes do Gabinete do Reitor, Jacira Prado (Chefe de Gabinete) e Mozart Tavares Martins e Letícia Chaplin (assessores); o Secretário de Comunicação, Law Tissot; a Coordenadora de Ações Afirmativas, Inclusão e Diversidades, Simone Grohs Freire, e os diretores César Serra Bonifácio Costa (Instituto de Oceanografia), Adriana Elisa Ladeira Pereira (Instituto de Matemática, Estatística e Física), Elaine Nogueira (Instituto de Letras e Artes), Cézar Augusto Burkert Bastos (Escola de Engenharia) e Fábio Madeira Peres (Centro de Gestão da Tecnologia da Informação).
Na oportunidade, o reitor apresentou a situação financeira da instituição, destacando que a realidade orçamentária ainda é muito difícil, mesmo com a complementação anunciada pelo Governo Federal às universidades. “A ideia é que a gente possa encontrar juntos alternativas para as dificuldades, não a supressão, nem a relativização de nenhuma dessas questões. Nós estamos plenamente cientes das dificuldades existentes nos campi”, frisou.
Apesar do cenário financeiro adverso ainda presente, Danilo afirmou que a criação de uma nova sede para o campus São Lourenço do Sul é uma prioridade, considerando que é o único campus da FURG que ainda não possui prédios próprios. As obras estão em andamento, e está previsto que o primeiro pavilhão do novo espaço seja concluído ainda em 2023, assim como o processo de licitação para o acesso ao local.
Nas reuniões, as demandas trazidas pelos docentes incluíram questões relacionadas ao transporte, fortalecimento da multicampia, estratégias para combate da evasão e necessidade de investimentos em laboratórios e materiais pedagógicos. Já os estudantes solicitaram atenção da gestão aos auxílios estudantis, principalmente em relação à alimentação, bem como melhorias na infraestrutura da Casa do Estudante Universitário e nos espaços de ensino e convivência da universidade.
A ação “Reitoria Itinerante” também foi realizada nos campi de Santo Antônio da Patrulha e Santa Vitória do Palmar nos dias 20 e 22 de junho, respectivamente.