Na última segunda-feira, 14, estudantes do curso de Tecnologia em Gestão de Cooperativa do Campus FURG São Lourenço do Sul (FURG-SLS) apresentaram à direção da Coopar/Pomerano, na filial BR‑116, o resultado de seu projeto de pesquisa e inovação.
PancPop lança e-book com os Anais do 7º HortPANC
Cine Ambiental exibe “Uma História de Amor e Fúria” na FURG-SLS nesta sexta-feira, 18
Coletivo de Entomologia da FURG-SLS recebe escolas da cidade e interior em parceria com PET Gestão Ambiental
A apresentação foi realizada pelos alunos Daiane Aquino, Géssica Andréia Norenberg, Taline Thurow e Valentin Jahnecke, acompanhados pelo professor orientador Aléssio Almada.
“Foram realizadas pesquisas documentais, aplicação de questionários, entrevistas com gestores e observação in loco, culminando em um relatório completo, conjunto de sugestões práticas e plano de ação”, explicou o docente.
Durante o encontro, os gestores da filial e o assessor do deputado estadual Zé Nunes, Jorge Schneid (egresso do curso de Gestão de Cooperativas), demonstraram receptividade às propostas.
A Coopar reconheceu especialmente a força da inovação aberta e destacou que soluções como murais informativos, TV ‘cooperativa’, encontros intersetoriais regulares, feedback estruturado e ambientação colaborativa poderão ser implementadas com eficácia, mesmo com baixo investimento.
Taline, colaboradora da Coopar, apontou que “existem muitas outras possibilidades de trabalhos como esse, que podem gerar valor real para a cooperativa”.
A experiência também foi avaliada de forma positiva pelos estudantes. Para Géssica, a vivência prática a deixou mais segura para desenvolver o projeto e será um diferencial em sua atuação profissional. Valentin destacou que aprendeu “como aplicar o Design Thinking em outros projetos” e considerou a metodologia essencial para seu desenvolvimento. Já Daiane observou que “temas de outras disciplinas estavam ali na frente dela, com a prática”, evidenciando a integração entre teoria e experiência.
Por fim, o assessor Jorge Schneid, egresso do curso, ressaltou que esse tipo de abordagem colaborativa representa “um grande caminho a se seguir daqui para a frente” para a Coopar.
A iniciativa reforça a importância da integração entre teoria e prática, promovendo aprendizado efetivo aos estudantes e gerando soluções relevantes para o setor produtivo.
“Parabéns aos envolvidos por fortalecerem essa parceria entre universidade e setor produtivo, e pela contribuição ao futuro da Coopar‑Pomerano”, concluiu o professor.