Nesta segunda-feira, 16, ocorreu a apresentação das atividades realizadas do Estágio Curricular Supervisionado do curso de Letras/Português do Campus da FURG São Lourenço do Sul (FURG-SLS), que conta com a primeira turma oferecida no 8º semestre.
FURG-SLS promove 4ª Passarinhada com oficina de Educomunicação
FURG-SLS oferece 82 vagas em Processo Seletivo Próprio para o primeiro semestre de 2025
FURG abre processo seletivo para o curso de Licenciatura em Educação do Campo com 30 vagas disponíveis
As alunas desenvolveram o estágio na Escola Estadual de Ensino Médio Cruzeiro do Sul, supervisionadas pela professora de Literatura, Faustia Cristiani Fanka Corrêa, e pela professora de Língua Portuguesa, Luciana Schwartz.
"O Estágio Curricular Supervisionado do Curso de Licenciatura em Letras — neste caso, em nível de ensino médio — é o momento em que o graduando assume uma turma nas disciplinas de Língua Portuguesa e/ou de Literatura. Trata-se, portanto, de um momento fundamental de sua formação acadêmica, visto que o estagiário tem a oportunidade de preparar as aulas, com a orientação do professor da universidade, e de executá-las na escola, podendo também contar com o apoio do professor supervisor”, explicou Lauro.
Além de conectar teorias linguísticas e literárias à prática em sala de aula, o estágio constitui um período de desenvolvimento contínuo das competências e habilidades necessárias à docência na educação básica.
Conforme informações de Gomes, as estudantes vivenciaram experiências enriquecedoras durante seu percurso formativo, tanto na regência das aulas na Escola Cruzeiro do Sul quanto no planejamento das atividades junto a seus orientadores e supervisores.
“O seminário de apresentação do relatório final foi um momento bastante especial para as discentes e para os docentes do Curso de Letras e da escola parceira, uma vez que, ao revisitarem as práticas desenvolvidas na escola e confrontá-las de forma explícita com as teorias aprendidas ao longo do Curso, com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e com o Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola, as estagiárias puderam demonstrar competências e habilidades docentes oriundas de suas vivências no Ensino, na Pesquisa e na Extensão”, destacou o docente.
Ao assistir ao seminário na Universidade, as professoras Faustia e Luciana resumiram: "As três estagiárias já se revelam excelentes professoras de Língua Portuguesa e Literatura, o que demonstra o trabalho sério e comprometido do Curso de Letras".