VOLTA ÀS AULAS

Alegria e esperança marcam os primeiros dias de retorno presencial na FURG SLS

Expectativa de calouros e veteranos era para ocupar os espaços da universidade

Desde a última segunda-feira, 25, estudantes, docentes e servidores estão participando das atividades da Acolhida Cidadã, no Campus da FURG em São Lourenço do Sul. Evento tradicional no calendário acadêmico, este ano a Acolhida tem um gostinho ainda mais especial, afinal marca o retorno da universidade ao modelo presencial, após dois anos de pandemia e proporciona a integração tanto de quem está ingressando neste semestre, como de quem já é veterano, mas iniciou sua trajetória acadêmica no período remoto e não teve a oportunidade de estar presencialmente nos corredores da FURG.

Notícias Relacionadas
Para dar boas-vindas, os dois primeiros dias de atividades da Acolhida tiveram o intuito de apresentar a universidade, os professores e os estudantes de semestres mais avançados a quem está chegando agora. Além disso, o reencontro presencial de toda a comunidade acadêmica foi marcado por muita emoção e esperança.
Durante a abertura da Acolhida, na tarde da segunda-feira, o diretor do Campus, Eduardo Vogelmann, apresentou a instituição aos calouros de Agroecologia e Gestão Ambiental. Logo após, veteranos deram boas-vindas aos ingressantes em uma dinâmica de integração. À noite, a programação se repetiu desta vez entre estudantes de Letras, Gestão de Cooperativas e Educação do Campo.

Em sua fala, Vogelmann ressaltou o quanto o período da pandemia fragilizou a todos e todas, e relembrou que o Campus estava fechado desde 16 de março de 2020, sendo que no período mais intenso de isolamento social, ele foi um dos únicos com permissão a acessar a universidade. "Estou muito feliz de estar retornando, é muito bom ver o Campus cheio de alunos, com os colegas professores também retornando. Ver o Campus cheio de vida, a gente cresce muito mais com esse contato humano”, frisou o diretor, que agradeceu o envolvimento da comunidade discente na construção da Acolhida e reforçou o convite aos calouros para que participem das atividades, interajam e aprendam coisas novas nas oficinas que acontecerão no decorrer da semana.

Na terça-feira, 26, foi o momento das boas-vindas dos professores aos alunos. Com dinâmicas próprias, em salas decoradas, cada um dos cinco cursos disponíveis no Campus de São Lourenço do Sul desenvolveu atividades diferentes entre os presentes, como místicas, ações lúdicas e leituras afetivas, mas todas pensadas no intuito de fortalecer os vínculos e acolher os antigos e novos alunos, após dois anos de atividades remotas.

Expectativas com o retorno presencial

Calouro de Agroecologia, Bruno Henrique, é natural de Porto Alegre e nunca tinha vindo para São Lourenço do Sul. O desejo de ingressar no curso de Agroecologia surgiu de uma busca do estudante por uma formação que fosse voltada à zona rural, mas que não agredisse tanto o meio ambiente. Há quatro dias no município, Bruno relata ter se sentido acolhido pela comunidade acadêmica do Campus. Por já ter cursado por um tempo as graduações de Ciências da Computação e Enfermagem, o estudante afirma que se surpreendeu com a forma em que foi recebido na FURG SLS. "É muito legal porque aqui todo mundo tenta fazer um grupo da universidade toda, diferente de outras instituições que cada um tem seu grupo. E isso é muito bom, isso aumenta a expectativa de qualquer um” aponta.

Para o professor dos cursos de Tecnologia em Gestão Ambiental e Agroecologia, Carlos Alberto Seifert Jr – conhecido como Jajá -, o retorno presencial é um momento especial. "Foram processos difíceis que a gente aguentou na pandemia". Para ele, a principal dificuldade encontrada foi na interação com os alunos, “a gente tinha muita dificuldade de sentir as pessoas, quando a gente fala no processo de ensino e de aprendizagem, que é aquela coisa que a sala de aula nos traz”.

A dificuldade relatada pelo professor também foi sentida pelo estudante lourenciano Rafael Buttenbender, que está prestes a concluir o curso de Gestão Ambiental. "Foi uma mudança muito grande do presencial para o online, é muita diferença", diz o aluno, que sentiu falta dos colegas e professores durante a pandemia. "Faltou a interação que a gente tem na sala, que no online não tem como ter".

Com o retorno, Rafael está esperançoso. “Vai ser bom como antes". Professor Jajá também se empolga com a permissão de sair das telas e retornar ao chão da universidade. “A gente voltar a desvendar os conteúdos, se desenvolver como cidadão e profissional da melhor forma possível, que é o modo presencial, então essa é a grande alegria do momento”, frisa.

Também lourenciana, a estudante do terceiro semestre de Agroecologia, Hellen Heller, já ingressou no Campus São Lourenço em meio à pandemia. Ela conta que como já teve o terceiro ano do ensino médio de maneira online, a transição para a universidade foi tranquila. "Foi só uma mudança de caminho em quesito do que eu estou aprendendo”. Agora, com o retorno presencial, é que a ruptura será mais evidente, já que a aluna, que até então residia na zona rural, se mudou para a zona urbana São Lourenço. "É uma mudança de ares muito grande (...), mas eu acho que vai ser muito mais enriquecedor do que foi no ano passado e vamos poder ter as aulas práticas".

 

 

Galeria

Expectativa de calouros e veteranos era para ocupar os espaços da universidade

Gabriela Schmalfuss/Secom