Aproximadamente 900 kg de resíduos coletados. Esse foi o marco da 9ª edição do projeto "Mutirão e Remada Ambiental", promovido por alunos e docentes da FURG São Lourenço do Sul (FURG-SLS) com a comunidade local.
A ação aconteceu no sábado, 16, das 9h às 16h30, e teve como foco toda área do Camping Municipal, com coleta feita por terra. A iniciativa contou com a parceria de escoteiros e lobinhos do Grupo Escoteiros Garibaldi, que planejou e executou a atividade junto à Universidade.
De acordo com Patrícia Lovatto, coordenadora e docente da FURG-SLS, 300 kg de material reciclável foram recolhidos.
“Além do material que veio com as águas durante os últimos ciclones e a inundação de maio, verificou-se muito material deixado para trás pelos campistas, utensílios de cozinha, colchões, garrafas de vidro, etc, o que demonstra a urgência de um trabalho de educação e fiscalização para ocupação adequada da área, sobretudo na temporada de veraneio que se aproxima”, salientou a professora.
Os participantes do mutirão também foram envolvidos em uma roda de conversa sobre a destinação correta de resíduos, questões ambientais e sociais globais, mediada pelos chefes escoteiros Kadinho Freitas e Andrea Citrini.
Projeto do curso de Letras da FURG-SLS fortalece laços entre escola e Universidade com foco na cultura negra
Estudantes criam Centros Acadêmicos de Educação do Campo e de Letras/Português na FURG-SLS
Curso de Letras Português da FURG-SLS promove aula aberta sobre Linguística Cognitiva
Marilene Freitas, merendeira na rede municipal de ensino, conta que durante a atividade observou crianças preocupadas com a preservação da natureza.
“Quando começamos a coleta, vi a natureza clamando socorro naquele lugar lindo. Recordei dos momentos que passei ali no Camping. Ver a natureza contribuindo com um dia lindo, o som dos pássaros foi gratificante e ficamos cada vez com mais entusiasmo para ajudar. Quando cheguei lá no fundo do Camping, vi aquelas árvores, ouvi o som dos pássaros e agradeci por vivenciar estes momentos maravilhosos. Estamos dispostos a fazer sempre o melhor onde estivermos. Que tenhamos mais mutirões”, disse.
Andrea Citrini, do Grupo de Escoteiros Garibaldi, também se mostrou entusiasmada com a parceria e enfatizou a importância de conscientizar as crianças, jovens e famílias sobre a necessidade de reduzir, reciclar e reutilizar.
“Nos sentimos muito gratos pelo convite e de poder contribuir com essa iniciativa, certamente virão outras que pretendemos nos somar”, concluiu.
Luís Carlos da Cruz, morador do município, falou sobre o impacto do projeto na sociedade, que, além de recolher o lixo deixado pelas pessoas, visa conscientizar a comunidade sobre a importância dos cuidados com o meio ambiente. Cruz também compartilhou que a consciência ambiental foi o que o motivou a participar da ação.
“Sabemos dos impactos da mudança climática, secas extremas no Norte, no Pantanal Mato-grossense. Há um tempo atrás tivemos as enchentes aqui no nosso estado, e isso tudo é boa parte culpa da ação humana. Por isso, essa importância de conscientizar a comunidade em geral para que possamos cuidar do meio ambiente, das florestas, dos rios, dos mares e das lagoas. Vamos juntos, todos nós, combater essas mudanças climáticas apoiando esse tipo de iniciativa”, frisou.