SÃO LOURENÇO DO SUL

1ª Feira de Plantas Alimentícias Não Convencionais integra programação da sétima edição do HortPANC

Evento ocorrerá de 23 a 25 de abril recebendo representantes de feiras do Rio Grande do Sul e Santa Catarina

 

A sétima edição do Encontro Nacional de Hortaliças Não Convencionais (HortPANC), que acontecerá em São Lourenço do Sul (RS) de 23 a 25 de abril, terá como uma das suas grandes novidades a realização da 1ª Feira de Plantas Alimentícias Não Convencionais. Essa será a primeira vez que a iniciativa é incorporada como parte integrante do evento ainda que ocorressem ações pontuais de comercialização durante os encontros anteriores. A feira funcionará das 7h às 18h, no espaço ao lado do salão onde estarão ocorrendo as palestras, mesas-redondas e apresentação de trabalhos.

Notícias Relacionadas
Os dois primeiros dias (23 e 24 de abril) serão realizados na zona urbana de São Lourenço do Sul. Já o encerramento do Hortpanc acontecerá no dia 25 de abril, em um dia de campo no interior do município, na localidade de Espinilho, onde é desenvolvida uma área experimental. O evento receberá representantes de feiras do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, com produtos diversos e muita experiências, tanto na popularização das plantas alimentícias não convencionais, como na sua inserção nas dinâmicas das famílias agricultoras e nos circuitos curtos de comercialização.

O objetivo da feira é visibilizar as Panc enquanto alimentos da sociobiodiversidade, com grande contribuição para a diversificação da produção e comercialização, além de fortalecer as trocas entre agricultores que vêm criando novas possibilidades de produtos com essas plantas. A Universidade Federal do Rio Grande (FURG), realizadora do evento, por meio do Projeto Pancpop, vem há sete anos trabalhando no fortalecimento das Panc junto às feiras locais e regionais. No HortPANC, além da parceria da Embrapa, a iniciativa é potencializada pelo apoio do Governo Federal através da Secretaria de Abastecimento, Cooperativismo e Soberania Alimentar do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA). A edição de 2024 está sendo construída pelos projetos Pancpop e Pancultura, da FURG São Lourenço do Sul, em conjunto com a Incubadora de Empreendimentos de Economia Solidária (Ineesol) da universidade e a Embrapa - Unidade Hortaliças.

A organização da feira destaca que haverá cerca de 20 bancas com uma grande diversidade de produtos, principalmente produtos minimamente processados, geleias, chimias, frutas e flores desidratadas e sais temperados, além de alguns produtos in natura e artesanato.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO

Dia 23/04
Manhã
1º As Plantas Alimentícias Não Convencionais no Brasil: avanços e aplicações no contexto agroecológico urbano e rural
2º Sistemas de produção de hortaliças tradicionais no Brasil

Tarde
1º As potencialidades nutricionais e nutracêuticas das hortaliças PANC.
2º As PANC na agricultura familiar, camponesa e quilombola: agricultores e agricultoras na mesa.

Dia 24/04
Manhã
1º As PANC na gastronomia e culinária: da tradicionalidade à ressignificação das espécies em preparos não convencionais
2º Novas fronteiras da sociobiodiversidade não convencional: FANC, HaloFANC e Plantas Medicinais.

Tarde
1º Apresentação de trabalhos (pôster)
2º Roda de conversa: Estratégias para a popularização das PANC nos diferentes territórios: interfaces com agroecologia, agricultura urbana e economia solidária".

Dia 25/04
Manhã
Dia de Campo - Sítio Espinilho, interior do município de São Lourenço do Sul
Tarde
Dia de Campo (a confirmar) - a comissão organizadora está avaliando a possibilidade de mais um turno pela tarde, a depender do número de inscritos.

*Será oferecido transporte para ida e volta do dia de campo
** O transporte é exclusivo para os inscritos no dia de campo e que confirmarem presença no primeiro dia do evento.