Pesca

Projeto Saberes Tradicionais da Pesca Artesanal terá aula inaugural neste sábado, 24, através do Laboratório MARéSS da FURG

Iniciativa envolve 20 jovens da Z3 e do Pontal da Barra no fortalecimento da pesca

Foto: Leon Gonçalves

Neste sábado, 24, às 15h, será realizada a aula inaugural do projeto “Saberes tradicionais da pesca artesanal na produção de alimentos saudáveis e socioambientalmente justos”, no Salão Paroquial da Comunidade da Z3, em Pelotas. A iniciativa é promovida pelo Laboratório MARéSS, da Universidade Federal do Rio Grande (FURG).

Notícias Relacionadas
O projeto envolve 20 jovens das comunidades do Pontal da Barra e da Z3 e tem como objetivo fortalecer a pesca artesanal a partir de uma perspectiva intergeracional, valorizando os processos produtivos, especialmente no pós-captura, e orientando para a inserção dos alimentos tradicionais das comunidades pesqueiras no mercado formal.

Já em andamento, o projeto vem realizando diversas ações com as comunidades tradicionais, como visitas a áreas de pesca, entrevistas com pescadoras artesanais, registro de saberes vinculados à atividade pesqueira, além de visitas a locais de beneficiamento e comercialização do pescado, além do processo de seleção e cadastro dos jovens bolsistas participantes.

As próximas atividades do projeto, que seguem com foco na valorização dos conhecimentos tradicionais da pesca artesanal, podem ser acompanhadas pelo Instagram oficial da iniciativa: @saberesdapesca.

 

Galeria

Iniciativa envolve 20 jovens da Z3 e do Pontal da Barra no fortalecimento da pesca

Leon Gonçalves