DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA

Projeto Gurias na Ciência foi selecionado e apresentado durante congresso no Rio de Janeiro

Ação contou com a presença de membros do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação

De 10 a 16 julho, o projeto de extensão da FURG "Representatividade Feminina, Divulgação Científica e Inserção Social a partir do PPGQTA: Gurias na Ciência" foi selecionado e apresentado no XVIII Congresso da Rede de Popularização da Ciência e da Tecnologia na América Latina e no Caribe (REDPOP), sediado na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), na cidade do Rio de Janeiro. O tema do congresso deste ano foi "Vozes Diversas: diálogo entre saberes e inclusão na popularização da ciência".

Notícias Relacionadas
A apresentação ocorreu na presença de membros do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, do Governo Federal. A coordenadora do Gurias na Ciência, Vânia Rodrigues de Lima, participou de um minicurso intitulado 'Laboratorio de imágenes, gramaticas del lenguaje visual’, ministrado por Ricardo Rubiales García Jurado, chefe de Programas de Interpretação do Museo Universitario de Ciencias y Arte (Unam), do México.

A professora também assistiu a uma série de palestras que abordavam as mais diversas formas de divulgação científica por profissionais das áreas de ciências exatas e humanas, oriundos dos continentes americano e europeu, que valorizam a multi e trans-disciplinaridade além da construção científica junto às comunidades atendidas.

Além disso, Vânia também teve a oportunidade de realizar visitas técnicas ao Museu da História e da Cultura Afro-Brasileira (MUHCAB) e Instituto Pretos Novos (IPN), sediados na localidade conhecida como Pequena África, e ao Museu do Amanhã, também na zona Portuária da cidade. "Não tenho dúvidas que todas as trocas e o grande aprendizado sobre divulgação científica, resultantes do RedPop, irão somar-se ao intuito e atividades do Projeto Gurias na Ciência", declarou a coordenadora.