CIÊNCIAS COMPUTACIONAIS

Professor do C3 recebe prêmio em meio ao Congresso Brasileiro de Automática

Paulo Drews foi reconhecido por suas contribuições à robótica de campo e serviço

Foto: Arquivo Pessoal

O professor Paulo Drews, do Centro de Ciências Computacionais (C3) da FURG, teve o seu trabalho reconhecido pela Sociedade Brasileira de Automática (SBA), com a Plenária Jovem Pesquisador. A premiação foi entregue em meio ao Congresso Brasileiro de Automática (CBA), no Rio de Janeiro, e visa reconhecer realizações em pesquisa no campo de sistemas de controle e automação por um jovem pesquisador, de até 40 anos de idade, que atue no Brasil.

Notícias Relacionadas

Segundo o comitê da SBA, o professor da FURG foi reconhecido por suas contribuições à robótica de campo e serviço, mais particularmente a robótica subaquática e híbrida aéreo-aquática. Drews conta que recebeu a notícia com certa surpresa. "Sempre achei que a minha chance fosse bastante pequena por não estar atuando na área principal da premiação", ressalta ele, que vem da área da robótica e é o atual coordenador do Comitê Técnico de Robótica da SBA. "Mas no fim, acabei sendo escolhido e isso é motivo de bastante orgulho, para mim e para o time da FURG, né? Na verdade, essas premiações que a gente recebe como pesquisador são sempre reflexo do trabalho de um time, um time grande que a gente tem na FURG, ali no C3, Nautec e iTec", comenta o homenageado, que tinha uma viagem acadêmica para o Exterior já programada e teve de repensar a logística a fim de receber a premiação no Rio.

Além do prêmio recebido, com placa de homenagem, o reconhecimento incluía como contrapartida a apresentação de uma plenária pelo homenageado durante o CBA. Assim, o professor apresentou a palestra "Robótica e os seus Desafios no Mundo da Inteligência Artificial" no dia 18 de outubro. "Esse foi outro motivo de muito orgulho para a FURG, especialmente porque a SBA é bastante vinculada à engenharia elétrica, e na FURG não temos o curso de Engenharia Elétrica, não temos histórico. Isso faz com que esse prêmio reconheça um trabalho, de fato, diferente. Isso é bastante importante para nós". O professor destaca a atuação relevante dos professores Silvia Botelho e Vinícius Oliveira junto à SBA, um vínculo criado há alguns anos pelo curso de Engenharia de Automação da FURG.

"Para o curso de Automação, especialmente, essa premiação é muito importante pois coloca o curso da FURG no mapa. É um aspecto bastante importante da nossa estratégia de crescimento do C3, tanto na computação quanto na automação", finaliza o professor.

 

 

Galeria

Paulo Drews foi reconhecido por suas contribuições à robótica de campo e serviço

Arquivo Pessoal