O professor Paulo Drews, do Centro de Ciências Computacionais (C3) da FURG, teve o seu trabalho reconhecido pela Sociedade Brasileira de Automática (SBA), com a Plenária Jovem Pesquisador. A premiação foi entregue em meio ao Congresso Brasileiro de Automática (CBA), no Rio de Janeiro, e visa reconhecer realizações em pesquisa no campo de sistemas de controle e automação por um jovem pesquisador, de até 40 anos de idade, que atue no Brasil.
TriboGirls: projeto desenvolvido pela FURG e IFRS é aprovado em chamada do CNPq
FURG participa de seminário sobre papel da ciência no enfrentamento ao desastre de 2024 no RS
Furg sedia curso experimental em radiações solares para estudantes do ensino médio
Segundo o comitê da SBA, o professor da FURG foi reconhecido por suas contribuições à robótica de campo e serviço, mais particularmente a robótica subaquática e híbrida aéreo-aquática. Drews conta que recebeu a notícia com certa surpresa. "Sempre achei que a minha chance fosse bastante pequena por não estar atuando na área principal da premiação", ressalta ele, que vem da área da robótica e é o atual coordenador do Comitê Técnico de Robótica da SBA. "Mas no fim, acabei sendo escolhido e isso é motivo de bastante orgulho, para mim e para o time da FURG, né? Na verdade, essas premiações que a gente recebe como pesquisador são sempre reflexo do trabalho de um time, um time grande que a gente tem na FURG, ali no C3, Nautec e iTec", comenta o homenageado, que tinha uma viagem acadêmica para o Exterior já programada e teve de repensar a logística a fim de receber a premiação no Rio.
Além do prêmio recebido, com placa de homenagem, o reconhecimento incluía como contrapartida a apresentação de uma plenária pelo homenageado durante o CBA. Assim, o professor apresentou a palestra "Robótica e os seus Desafios no Mundo da Inteligência Artificial" no dia 18 de outubro. "Esse foi outro motivo de muito orgulho para a FURG, especialmente porque a SBA é bastante vinculada à engenharia elétrica, e na FURG não temos o curso de Engenharia Elétrica, não temos histórico. Isso faz com que esse prêmio reconheça um trabalho, de fato, diferente. Isso é bastante importante para nós". O professor destaca a atuação relevante dos professores Silvia Botelho e Vinícius Oliveira junto à SBA, um vínculo criado há alguns anos pelo curso de Engenharia de Automação da FURG.
"Para o curso de Automação, especialmente, essa premiação é muito importante pois coloca o curso da FURG no mapa. É um aspecto bastante importante da nossa estratégia de crescimento do C3, tanto na computação quanto na automação", finaliza o professor.