RECONHECIMENTO

Pesquisa aborda confiabilidade área de tolerância a falhas em dispositivos eletrônicos

Pesquisa aborda confiabilidade na área de tolerância a falhas em dispositivos eletrônicos

A dissertação de mestrado de Ingrid Oliveira, do Programa de Pós-graduação em Computação (PPGComp) da FURG, recebeu o prêmio de melhor dissertação no 21st IEEE Latin-American Test Symposium. Considerado o maior e mais importante evento na área de Teste de Circuitos Integrados da América Latina, o simpósio foi realizado de 30 de março a 2 de abril.

Notícias Relacionadas
Intitulada “Single Event Transient Analysis of Different Majority Voter Designs Considering Approximate TMR”, a dissertação tem o objetivo de explorar pontos críticos de técnicos de tolerância a falhas, buscando o aprimoramento com o intuito de aumentar a confiabilidade dos dispositivos eletrônicos. O trabalho tem a orientação do professor Paulo Francisco Butzen e concorreu com diversos outros desenvolvidos no Brasil e no exterior.

Segundo Ingrid, “a área de tolerância a falhas possui o grande desafio de manter níveis aceitáveis de operacionalidade mesmo na presença de falhas, principalmente quando consideramos aplicações de risco como nas áreas aerospacial, saúde e segurança, por exemplo. Ter esse trabalho reconhecido como melhor dissertação em um evento internacional de tamanho impacto como o LATS reafirma a importância da pesquisa desenvolvida no Grupo de Sistemas Digitais e Embarcados (GSDE-C3)”.

A banca de avaliação dos trabalhos foi composta por pesquisadores da Universidade de Córdoba, da Argentina, do Politécnico de Torino, da Itália, e da Universidade de Sonora, do México.